Os 10 livros técnicos mais importantes que eu já li

Os 10 livros mais importantes da área técnica que eu já li

Muitos de meus alunos me perguntam “Fábio, quais livros que você leu foram mais importantes para seu aprendizado de tecnologia, ou que você mais gostou de ler?”. Essa é uma pergunta difícil de responder, pois sou um leitor ávido – tenho o costume de ler ao menos três livros por mês. E isso é amplamente facilitado por eu trabalhar em uma empresa que possui uma vasta biblioteca técnica com centenas de livros disponíveis para empréstimo. Além disso, tenho minha própria biblioteca particular – bem mais modesta – a qual utilizo diariamente para rever conceitos, realizar consultas ou aprender coisas novas.

E isso faz parte de meu trabalho como educador. Leciono cursos na área de tecnologia há mais de 15 anos, e durante esse tempo tive a oportunidade de ler muitos livros, revistas e periódicos. Por isso, resolvi compilar uma pequena lista com alguns dos livros que eu li ao longo dos anos e que me ajudaram muito em minha formação técnica – a ainda ajudam, certamente. Alguns eu li na faculdade, outros durante o ensino técnico, muitos outros por conta própria.

Essa pequena lista não é nem de longe completa – simplesmente não posso colocar todos os livros aqui – mas traz uma amostra das principais obras que me ajudaram ao longo do caminho. Os livros citados não estão classificados em nenhuma ordem de importância – simplesmente estão na ordem em que fui lembrando deles – e eu os recomendo a todos que queiram aprender tecnologia, pois são (na minha opinião) muito bons, alguns até “clássicos” na área de tecnologia.

Vamos à lista!

1 – Sistemas Operacionais Modernos (Andrew Tanenbaum)

Sistemas Operacionais Modernos - Tanenbaum

Obra clássica do mestre Andrew Tanenbaum, esse livro é rico em conteúdo e traz um estudo amplo sobre o funcionamento e design de sistemas operacionais, incluindo Windows e Unix. Tanenbaum foi o criador do Minix, sistema operacional que faz parte da história do desenvolvimento do Linux por Linus Torvalds. O livro traz vários exemplos de códigos escritos em linguagem C, e diversos algoritmos para estudo, como algoritmos de escalonamento. Essencial, e provável objeto de estudo em boas faculdades de Ciência da Computação e Análise de Sistemas.

2 – C How to Program (Deitel & Deitel)

C How to program Deitel

Um dos melhores livros de programação que já li, C – How to Program foi onde efetivamente aprendi como funcionam os ponteiros em C, e como aplicá-los no desenvolvimento de software. Com inúmeros exemplos e muitas centenas de exercícios, além das explicações extremamente detalhadas, é um livro altamente recomendado para quem quer se aventurar no aprendizado de linguagem C – altamente utilizada ainda hoje em dia. O livro ainda possui vários capítulos onde são introduzidas a linguagem C++ e noções de Orientação a Objetos – que valem ouro!

3 – Introdução a Sistemas de Bancos de Dados (C. J. Date)

Bancos de Dados - C. J. Date

Esse livro do Date é, em minha opinião, um dos melhores livros sobre bancos de dados já escritos. Com quase 1000 páginas de conteúdo, o livro apresenta uma ampla introdução a sistemas de bancos de dados em geral, tratando mais a fundo de bancos de dados relacionais. O modelos relacional é discutido na teoria e na prática, e assuntos como SQL, Álgebra Relacional, Dependências Funcionais, Integridade, Normalização e Segurança são tratados em detalhes, além de muitos outros tópicos. É uma leitura que chega a ser gostosa, pois o livro é escrito de forma objetiva e detalhada ao mesmo tempo. Outro clássico!

4 – Linux Command Line and Shell Scripting (R. Blum & C. Bresnahan)

Linux Command Line and Shell Scripting

Comprei esse livro porque na época precisava de material sobre programação em Shell Scripting para Linux e não encontrava nada que fosse detalhado o suficiente para minha necessidade. E a surpresa foi bem agradável – o livro é muito completo, abrangendo em mais de 800 páginas o uso da linha de comandos do Linux (trivial) e a programação usando scripts do shell, dividida em blocos básico e avançado. Tópicos como manipulação de entradas de usuário, condicionais e loops, arrays, o uso de Expressões Regulares, os utilitários sed e gawk, scripts para desktops gráficos e até mesmo acesso a banco de dados e web fazem parte dessa obra, que eu utilizei como uma das fontes de consulta para criar o curso de Programação em Shell Script do canal do YouTube da Bóson Treinamentos. É altamente recomendado!

5 – Microsoft SQL Server 2008 Bible (Nielsen, White & Parui)

Microsoft SQL Server 2008 Bible

Outro livro sobre bancos de dados, desta vez sobre um produto específico: Microsoft SQL Server. Esse livro, com incríveis 1642 páginas (!!!) é extremamente completo (é uma “Bíblia”), tratando de todos os aspectos relativos ao desenvolvimento de bancos de dados relacionais usando o produto da MS. Nele é possível aprender, além da linguagem SQL, especificidades do T-SQL, incluindo a criação de Procedimentos Armazenados, Triggers, criação de Funções UDF, programação com ADO.NET, LINQ, consultas distribuídas, automação da manutenção dos bancos de dados, seguranla, auditoria e monitoramento, além de Tuning de Performance e Otimização dos BDs. Recomendo fortemente para quem deseja aprender Bancos de Dados, SQL, e também para aqueles que desejam tirar certificações na área, pois seu conteúdo é bem completo. Minha edição é do SQL Server 2008, mas você vai encontrar no mercado livros de versões mais recentes do sistema.

6 – Practical Electronics for Inventors (P. Scherz & S. Monk)

Practical Electronics for Inventors

Não é novidade para ninguém que tenho a Eletrônica como hobby desde que me conheço por gente. Estudei inúmeros livros sobre o assunto, sobretudo durante os anos do colegial técnico (ETE Getúlio Vargas), e ao longo de todo esse tempo, e o livro Practical Electronics for Inventors é um dos que mais me chamou a atenção por sua riqueza de detalhes e simplicidade de apresentação do conteúdo. São mais de 1000 páginas onde é possível aprender sobre vários assuntos distintos em eletrônica, tais como:

  • Eletricidade Geral
  • Componentes passivos (resistores, capacitores, indutores)
  • Semicondutores (diodos, transístores, circuitos integrados)
  • Optoeletrônica e sensores diversos
  • Fontes de alimentação e amplificadores operacionais
  • Eletrônica Digital
  • Microcontroladores e prototipação
  • Motores DC, de Passo, Servos
  • Áudio: microfones, amplificadores e alto-falantes

E outros tópicos. Recomendo esse livro sem restrições a quem que aprender eletrônica.

7 – Hardware – Curso Completo (Gabriel Torres)

Hardware - Curso Completo

Grande Gabriel Torres! Esse livro foi um dos mais importantes da minha carreira, pois foi basicamente onde aprendi “para valer” sobre Hardware de Computadores, logo após terminar o curso técnico em Eletrônica. Me lembro de ter recebido esse livro ao participar de um curso em uma escola conhecida em São Paulo, e de tê-lo devorado durante as duas semanas do treinamento. O livro, com mais de 1200 páginas, é um clássico nacional na área de tecnologia. O livro trata de todos os aspectos pertinentes ao assunto, incluindo funcionamento geral de um PC, microprocessadores (desde o 80286!), placas de expansão, motherboards, tipos de memória, sistemas operacionais, discos rígidos e sistemas de arquivos, periféricos, chipsets, barramentos, setup, sistemas de armazenamento e multimídia, e muito mais.

A edição da foto é a que eu tenho, terceira, mas o livro possui edições muito mais recentes e atualizadas (e maiores ainda!). Recomendo!

8 – Redes de Computadores (Gabriel Torres)

Redes de Computadores - Curso Completo - Gabriel Torres

Dobradinha Gabriel Torres. Além do supracitado livro de Hardware, também me deleitei com o livro Redes de Computadores que, com quase 700 páginas, traz um apanhado geral de teoria de redes TCP / IP, e inclui assuntos diversos, tais como:

  • Topologias de Rede e Escopos
  • Modelo OSI
  • Pilha TCP/IP
  • IPX/SPX
  • X.25
  • Frame Relay e ATM
  • Cabeamento de Rede (Coaxial, Par Trançado, Fibra Óptica)
  • Redes Wireless e IrDA
  • Arquiteturas Ethernet, Token Ring, FDDI
  • Equipamentos de Rede (Switches, Hubs, Roteadores, Repetidores, etc)
  • Montagem de redes
  • Segurança

E vários outros assuntos. Minha edição é bastante desatualizada, principalmente no que concerne à Redes sem fio, mas de qualquer forma o livro foi extremamente importante e sempre o recomendei muito.

9 – Certificação Linux LPI Rápido e Prático (Haeder & Schneiter)

Certificação Linux LPI 1

Procurando um livro para te ajudar durante o processo de certificação LPIC-1? Este é um bom candidato. Não é muito extenso (cerca de 500 páginas), mas traz todo o conteúdo requisitado na prova de certificação, e pode ser utilizado como material de apoio para o aprendizado mais aprofundado de Linux. É um Guia de Referência. Não é um livro perfeito, mas é um dos melhores disponíveis em língua portuguesa – principalmente à época em que o comprei. Ele trata, como é de se esperar, dos tópicos que fazem parte da certificação Linux LPIC-1, sendo que a meu ver seus pontos fortes estão nos capítulos que tratam dos seguintes assuntos:

  • Tarefas administrativas
  • Bancos de Dados MySQL
  • Gerenciamento de Processos
  • Configurações de Hardware

Uma das coisas que mais gosto nesse livro é que ele possui muitas questões, com respostas, para que o estudante possa se testar e avaliar o nível de conhecimento. Além disso, o material no livro é organizado da mesma forma que é apresentado no prospecto da certificação em si.

10 – The Code Book (Simon Singh)

The Code Book - Simon Singh

Este livro é diferente dos demais citados pois não ensina técnicas práticas de alguma tecnologia em particular, mas sim apresenta um resumo da história da Criptografia ao longo do tempo, desde os primórdios há milhares de anos. É traçada a evolução dos métodos criptográficos e seus efeitos em eventos históricos como guerras e conflitos diversos entre nações e indivíduos. Algumas das histórias contadas incluem o uso de códigos Navajo durante a Segunda Guerra Mundial, o Enigma, a criação da criptografia por chave pública, o PGP, e até mesmo um insight sobre Criptografia Quântica

O livro instiga e traz aquela vontade  de aprender as técnicas de criptografia mais modernas, incluindo seus métodos matemáticos. Uma ótima leitura para quem deseja trabalhar na área de Segurança Digital.


 

Esses dez livros apresentados são apenas alguns dos que costumo recomendar, e futuramente vou escrever algumas análises sobre livros mais recentes, com recomendações para estudo em áreas diversas da tecnologia.

E você, quais livros foram (ou são) os mais importantes durante seu aprendizado? Deixe seus comentários abaixo!

Sobre Fábio dos Reis (1364 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

19 Comentários em Os 10 livros técnicos mais importantes que eu já li

  1. ótima lista Fábio, parabéns…

  2. Oscar Valini // 13/01/2016 em 20:52 // Responder

    Olá Mr Fábio. Achei a lista muito útil, tenho dois livros do Gabriel Torres, um sobre Hardware e outro sobre Redes, ótimo autor! Alguns desses autores citados por você já estavam na minha wishlist, como tanenbaum e Deitel, mas seus livros não são muito acessíveis aqui no Brasil. Aliás esse é um problema que nós temos, alguns livros demoram para ser publicados no Brasil, quando são publicados.

    • É verdade Oscar, nem sempre é fácil encontrar os livros por aqui, e quando os encontramos, o preço é absurdo. O de linguagem C do Deitel, por exemplo, comprei usado na Amazon. Paguei 1 dólar. Aqui no Brasil cheguei a ver esse mesmo livro custando R$ 270,00, um absurdo gigantesco. A maioria absoluta desses livros, e dos outros que tenho, comprei lá fora pela Internet ou ganhei – eu não teria dinheiro para adquirir tudo, infelizmente. Abraço!

  3. Sidney Pedro da Silva // 15/01/2016 em 7:12 // Responder

    Ótima lista, professor. Eu também tenho as minhas, e os antigos livros que serviram de base para meu aprendizado de Eletrônica, Informática e Astronomia, os quais não me desfaço deles de jeito nenhum.

  4. Excelente livro, eu também gosto muito de estudar pelos livros, eu também estou juntando uma coleção de livros assim, mas infelizmente são muito caros. Agora estou tentando comprar alguns usados, de vez em quando acho algum com o preço bom.

    • É verdade Fabiano, livros são excelentes para estudo, porém custam muito caro por aqui. Até um tempo atrás eu comprava muitos pela Amazon, chegavam a custar um terço do preço dos livros comprados nas livrarias nacionais. Agora, com a alta do dólar dos últimos dois anos, nem isso dá para fazer com frequencia. Sebos são uma boa alternativa, e usar pesadamente bibliotecas.

  5. Fabio, apenas para tirar uma duvida. Percebi que você estuda desenvolvimento, redes, banco e eletronica, certo ?
    Mas, qual a sua real profissão ? Te faz falta um foco ?

    • Olá Edson!
      Atualmente tenho duas profissões em paralelo: Professor de Cursos Técnicos (Redes e Programação), e Desenvolvimento de Sistemas de pequeno porte. Eletrônica é um hobby atualmente, sou técnico em eletrônica, formado há mais de 20 anos, e trabalhei com isso durante cerca de 10 anos. Depois, fui para a área de TI de vez.
      Foco é muito importante, porque é extremamente difícil saber bem a fundo de muitas coisas ao mesmo tempo. Por isso, mantenho eletrônica como hobby, e procuro sempre aprender mais e mais sobre a principal área em que atuo atualmente, que é a de desenvolvimento.

  6. Higor da Silva Lopes // 18/02/2017 em 15:22 // Responder

    Olá, Eu estou iniciando minha faculdade de ADS agora…
    E gostaria de um livro que ensinasse o funcionamento do comportamento do Hardware e Software, e quando e como eles se vinculam…
    Gostaria de um livro que iniciasse no início da história…
    Como realmente foi feito o comportamento de uma máquina reagindo apenas em bits de 0 e 1…

  7. Mauro Fontoura // 28/05/2017 em 13:17 // Responder

    Muito bom. Tenho alguns desses livros.

  8. Obrigado por compartilhar essa lista, excelente professor e grande profissional.

  9. Harisson Mota Santos // 02/11/2017 em 1:35 // Responder

    Gostaria de tirar uma dúvida, qual livro você me recomenda para redes, o do Tanembaum a última edição, ou o do Gabriel Torres também da última edição, estou nessa dúvida extrema…

    • Harrisson, o livro do Tanembaum é mais avançado e detalhado, já o do Gabriel Torres é mais indicado para iniciantes. Na verdade, recomendo ambos – primeiro o Gabriel Torres, e depois o Tannembaum.
      Abraço!

      • Harisson Mota Santos // 02/11/2017 em 19:55 // Responder

        Sou formado em Técnico em Redes pelo SENAI,tô me preparando pra iniciar uma graduação na área… vou seguir o seu conselho e começar pelo do Gabriel Torres, obrigado, muito bom seu site.

  10. Boa tarde Professor! acompanho seu canal no youtube e tem me ajudado muito. Estou estudando análise e desenvolvimento de Sistemas no 4 ciclo, e estou iniciando neste ciclo banco de dados e também iniciando um projeto em que irei desenvolver uma base de dados para um software de gestão empresarial. Gostaria de saber sua recomendação de um livro que seja o mais completo possível de MySql. Obrigado! E parabéns pelo trabalho, é de enorme ajuda seu conteúdo, principalmente os videos e a maneira simplificada que ensina. O que um professor na faculdade explica por duas semanas, no seu video eu entendo em 20 minutos com mais clareza.
    Abraços!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*