Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

openSUSE 13.2 Linux – Apresentação e Instalação – 01

Instalação do Linux openSUSE - Curso de Linux

openSUSE 13.2 Linux – Apresentação e Instalação – 01

 

Neste artigo vou mostrar como instalar o sistema operacional Linux openSUSE 13.2.

O openSUSE é um sistema operacional de propósito geral, muito usado em servidores e workstations, desenvolvido pela comunidade do Projeto openSUSE e patrocinado por diversas empresas, principalmente a SUSE da Alemanha (subsidiária da MicroFocus International).

O openSUSE permite a escolha de diversos ambientes gráficos, entre eles o KDE, GNOME, LXDE e Xfce. Neste tutorial irei usar o ambiente KDE.

A página oficial do projeto openSUSE é https://www.opensuse.org/pt-br/, onde você pode baixar a imagem para instalação do sistema.

Após baixar a imagem desejada, grave-a em um DVD ou use uma máquina virtual para efetuar a instalação do sistema. 

Instalando o openSUSE

Insira o DVD da instalação no drive do computador, e inicie a máquina para realizarmos a instalação do openSUSE.

Ao iniciar a máquina, veremos a tela de boas-vindas a seguir. Aguarde alguns instantes.

 
 
Será carregada a tela inicial de opções do sistema. Como queremos instalá-lo, selecione a opção “Installation” e pressione Enter no teclado. Outras opções disponíveis são efetuar a inicialização a partir do disco rígido (para sistemas já instalados), atualização, recuperação do sistema, testes de memória RAM e verificação da mídia de instalação.
 

 

Aguarde enquanto o Kernel do Linux é carregado:

 

Na próxima tela, selecione o idioma a utilizar e clique no botão Próximo:

 

Na tela Opções de instalação, marque a opção “Adicionar repositórios online antes da instalação”. Se você possuir mais mídias com pacotes, selecione também a opção “Incluir produtos complementares de outra mídia”. Clique em Próximo:

 

Teremos então a tela de opções de particionamento. Irei utilizar as opções sugeridas. Basta clicar em Próximo. Caso queira é possível alterar as opções sugeridas, ou até mesmo criar um esquema de particionamento a partir do zero:

 

Aguarde o sincronismo com um servidor NTP (Network Time Protocol):

 

Na tela Relógio e Fuso Horário, selecione a sua cidade e verifique o horário do relógio. Clique em Próximo.

 

A próxima tela nos permite selecionar os repositórios de softwares a serem utilizados pelo sistema. Marque os repositórios desejados e clique em Próximo. Veja na figura abaixo os repositórios que eu selecionei:

 

Aguarde enquanto a lista de repositórios é salva:

 

Agora leia o Contrato de Licença e clique em Próximo.

 

Aguarde enquanto os repositórios são adicionados

 

Na próxima tela iremos selecionar o ambiente de desktop a utilizar. Eu irei usar o KDE, porém você pode selecionar qualquer outro que apareça na lista – fica a seu critério. Clique em Próximo:

 

Na próxima tela vamos criar um usuário para o sistema. Preencha os dados do formulário, e desmarque a opção “Login automático” para que sempre sejam pedidos o usuário e senha ao iniciar o sistema. Vou deixar marcada a opção “Usar esta senha para o administrador do sistema” para que essa mesma senha seja utilizada pelo usuário root. Podemos alterar essa senha após a instalação. Clique em Próximo:

 

Na próxima tela, verifique o Resumo das Configurações de Instalação a serem utilizadas. Se tudo estiver certo, clique em Instalar.

 

Caso apareça, aceite a licença do pacote flash-player clicando em “Eu concordo”:

 

Confirme a instalação do sistema clicando novamente no botão Instalar:

 

Aguarde enquanto o sistema é instalado:

 

Após a instalação, reinicie o computador e efetue boot a partir do disco rígido para termos acesso ao sistema. Veja na figura a seguir a tela de logon:

 

Clique no seu nome de usuário (ou digite-o na caixa superior), entre com sua senha e pressione Enter para efetuar logon no sistema:

 

Aguarde enquanto o logon é realizado e seu perfil carregado:
 
 
Sistema instalado com sucesso! Veja a seguir a área de trabalho do Linux openSUSE:

 

Assista ao procedimento completo de instalação no vídeo abaixo, do canal Bóson Treinamentos:

É isso aí! Nos próximos artigos vamos aprender a usar o openSUSE, incluindo o gerenciamento do sistema por meio da linha de comandos e o uso de softwares de gerenciamento, como o YaST. Até!

Sair da versão mobile