openSUSE 13.2 Linux – Apresentação e Instalação – 01

openSUSE 13.2 Linux - Apresentação e Instalação - 01

Neste artigo vou mostrar como instalar o sistema operacional Linux openSUSE 13.2.
O openSUSE é um sistema operacional de propósito geral, muito usado em servidores e workstations, desenvolvido pela comunidade do Projeto openSUSE e patrocinado por diversas empresas, principalmente a SUSE da Alemanha (subsidiária da MicroFocus International).
O openSUSE permite a escolha de diversos ambientes gráficos, entre eles o KDE, GNOME, LXDE e Xfce. Neste tutorial irei usar o ambiente KDE. A página oficial do projeto openSUSE é https://www.opensuse.org/pt-br/, onde você pode baixar a imagem para instalação do sistema. Após baixar a imagem desejada, grave-a em um DVD ou use uma máquina virtual para efetuar a instalação do sistema.  

Instalando o openSUSE

Insira o DVD da instalação no drive do computador, e inicie a máquina para realizarmos a instalação do openSUSE.
Ao iniciar a máquina, veremos a tela de boas-vindas a seguir. Aguarde alguns instantes.
 
Será carregada a tela inicial de opções do sistema. Como queremos instalá-lo, selecione a opção “Installation” e pressione Enter no teclado. Outras opções disponíveis são efetuar a inicialização a partir do disco rígido (para sistemas já instalados), atualização, recuperação do sistema, testes de memória RAM e verificação da mídia de instalação.
 
Aguarde enquanto o Kernel do Linux é carregado:
 
Na próxima tela, selecione o idioma a utilizar e clique no botão Próximo:
 
Na tela Opções de instalação, marque a opção “Adicionar repositórios online antes da instalação”. Se você possuir mais mídias com pacotes, selecione também a opção “Incluir produtos complementares de outra mídia”. Clique em Próximo:
 
Teremos então a tela de opções de particionamento. Irei utilizar as opções sugeridas. Basta clicar em Próximo. Caso queira é possível alterar as opções sugeridas, ou até mesmo criar um esquema de particionamento a partir do zero:
 
Aguarde o sincronismo com um servidor NTP (Network Time Protocol):
 
Na tela Relógio e Fuso Horário, selecione a sua cidade e verifique o horário do relógio. Clique em Próximo.
 
A próxima tela nos permite selecionar os repositórios de softwares a serem utilizados pelo sistema. Marque os repositórios desejados e clique em Próximo. Veja na figura abaixo os repositórios que eu selecionei:
 
Aguarde enquanto a lista de repositórios é salva:
 
Agora leia o Contrato de Licença e clique em Próximo.
 
Aguarde enquanto os repositórios são adicionados
 
Na próxima tela iremos selecionar o ambiente de desktop a utilizar. Eu irei usar o KDE, porém você pode selecionar qualquer outro que apareça na lista - fica a seu critério. Clique em Próximo:
 
Na próxima tela vamos criar um usuário para o sistema. Preencha os dados do formulário, e desmarque a opção “Login automático” para que sempre sejam pedidos o usuário e senha ao iniciar o sistema. Vou deixar marcada a opção “Usar esta senha para o administrador do sistema” para que essa mesma senha seja utilizada pelo usuário root. Podemos alterar essa senha após a instalação. Clique em Próximo:
 
Na próxima tela, verifique o Resumo das Configurações de Instalação a serem utilizadas. Se tudo estiver certo, clique em Instalar.
 
Caso apareça, aceite a licença do pacote flash-player clicando em “Eu concordo”:
 
Confirme a instalação do sistema clicando novamente no botão Instalar:
 
Aguarde enquanto o sistema é instalado:
 
Após a instalação, reinicie o computador e efetue boot a partir do disco rígido para termos acesso ao sistema. Veja na figura a seguir a tela de logon:
 
Clique no seu nome de usuário (ou digite-o na caixa superior), entre com sua senha e pressione Enter para efetuar logon no sistema:
 
Aguarde enquanto o logon é realizado e seu perfil carregado:
Sistema instalado com sucesso! Veja a seguir a área de trabalho do Linux openSUSE:
 
Assista ao procedimento completo de instalação no vídeo abaixo, do canal Bóson Treinamentos:
É isso aí! Nos próximos artigos vamos aprender a usar o openSUSE, incluindo o gerenciamento do sistema por meio da linha de comandos e o uso de softwares de gerenciamento, como o YaST. Até!
Sobre Fábio dos Reis (1104 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

9 Comentários em openSUSE 13.2 Linux – Apresentação e Instalação – 01

  1. Álvaro José // 29/05/2015 em 21:46 // Responder

    Fábio, tenho aqui em casa um PC antigo, que tem uns 512MB de RAM e uns 80 GB de HD, que só roda o Windows XP e olhe lá, e queria dar uma revivida nele. Qual destas seguintes distribuições rodaria melhor, na sua opinião?
    • Debian 8 com XFCE
    • OpenSUSE com LXDE
    • Fedora com LXDE
    • Ubuntu MATE Remix
    • Debian 8 LXDE
    • Xubuntu
    Cara, qual destas ficava melhor? Outra pergunta, se por acaso for Debian, o que eu marco para usar esses seguintes programas?
    • Iceweasel
    • Apache OpenOffice
    • Aqueles joguinhos que vi no tutorial…
    • Media Player
    • Um bom cliente para torrent
    Pelo visto, só é para uso doméstico, e sou iniciante, e nesses dias estava pensando em mudar para o Linux, então por favor me ajuda!

  2. cleber garzaro // 14/08/2015 em 16:34 // Responder

    nao li as cartas dos termos de uso mas acho que esse é um pecado universal

  3. cleber garzaro // 14/08/2015 em 16:59 // Responder

    Fabio existe a possibilidade de testar o open solaris (unix) to tentando mas so acho oracle solaris, dá pra explicar???

  4. cleber garzaro // 14/08/2015 em 18:00 // Responder

    Fabio usando o OpenSuse KDE (virtualizado, Virtualbox), considerando que ja pedi para Opensuse reconhecer um HD externo, usando o comando cd /mnt e depois um ls nao mostra a media, sendo que no modo grafico ja posso ver o hd

  5. Paulo Sérgio // 30/05/2016 em 9:37 // Responder

    Bom dia Fabio,
    Seguinte tem como você criar (ensinar)ou recomendar tutoriais de como formatar um hd para receber o Linux, pois tenho HDs que já foram usados e queria saber como formatar tudo e criar partições Linux do zero.

  6. Silvio Rodrigues // 15/09/2016 em 16:35 // Responder

    Olá Fábio,
    Assisti seu vídeo sobre o OpenSuse 13.2 (install) e preparei um pen drive de 16GB para boot. Ao final da instal (96%) ele informa que “um erro ocorreu durante a instalação do carregador de inicialização”. Refiz tudo do zero e ocorre o mesmo problema. Você poderia me dar uma dica? Estou usando um Note Acer Aspire Pentium dual-core 2GB RAM 160GB HDD sem nenhum OS no HDD.Já havia instalado outras versões mais antigas sem problemas.

    Obrigado pelos vídeos muito didáticos.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*