openSUSE 13.2 Linux – Apresentação e Instalação – 01

openSUSE 13.2 Linux - Apresentação e Instalação - 01

Neste artigo vou mostrar como instalar o sistema operacional Linux openSUSE 13.2.
O openSUSE é um sistema operacional de propósito geral, muito usado em servidores e workstations, desenvolvido pela comunidade do Projeto openSUSE e patrocinado por diversas empresas, principalmente a SUSE da Alemanha (subsidiária da MicroFocus International).
O openSUSE permite a escolha de diversos ambientes gráficos, entre eles o KDE, GNOME, LXDE e Xfce. Neste tutorial irei usar o ambiente KDE. A página oficial do projeto openSUSE é https://www.opensuse.org/pt-br/, onde você pode baixar a imagem para instalação do sistema. Após baixar a imagem desejada, grave-a em um DVD ou use uma máquina virtual para efetuar a instalação do sistema.  

Instalando o openSUSE

Insira o DVD da instalação no drive do computador, e inicie a máquina para realizarmos a instalação do openSUSE.
Ao iniciar a máquina, veremos a tela de boas-vindas a seguir. Aguarde alguns instantes.
 
Será carregada a tela inicial de opções do sistema. Como queremos instalá-lo, selecione a opção “Installation” e pressione Enter no teclado. Outras opções disponíveis são efetuar a inicialização a partir do disco rígido (para sistemas já instalados), atualização, recuperação do sistema, testes de memória RAM e verificação da mídia de instalação.
 
Aguarde enquanto o Kernel do Linux é carregado:
 
Na próxima tela, selecione o idioma a utilizar e clique no botão Próximo:
 
Na tela Opções de instalação, marque a opção “Adicionar repositórios online antes da instalação”. Se você possuir mais mídias com pacotes, selecione também a opção “Incluir produtos complementares de outra mídia”. Clique em Próximo:
 
Teremos então a tela de opções de particionamento. Irei utilizar as opções sugeridas. Basta clicar em Próximo. Caso queira é possível alterar as opções sugeridas, ou até mesmo criar um esquema de particionamento a partir do zero:
 
Aguarde o sincronismo com um servidor NTP (Network Time Protocol):
 
Na tela Relógio e Fuso Horário, selecione a sua cidade e verifique o horário do relógio. Clique em Próximo.
 
A próxima tela nos permite selecionar os repositórios de softwares a serem utilizados pelo sistema. Marque os repositórios desejados e clique em Próximo. Veja na figura abaixo os repositórios que eu selecionei:
 
Aguarde enquanto a lista de repositórios é salva:
 
Agora leia o Contrato de Licença e clique em Próximo.
 
Aguarde enquanto os repositórios são adicionados
 
Na próxima tela iremos selecionar o ambiente de desktop a utilizar. Eu irei usar o KDE, porém você pode selecionar qualquer outro que apareça na lista - fica a seu critério. Clique em Próximo:
 
Na próxima tela vamos criar um usuário para o sistema. Preencha os dados do formulário, e desmarque a opção “Login automático” para que sempre sejam pedidos o usuário e senha ao iniciar o sistema. Vou deixar marcada a opção “Usar esta senha para o administrador do sistema” para que essa mesma senha seja utilizada pelo usuário root. Podemos alterar essa senha após a instalação. Clique em Próximo:
 
Na próxima tela, verifique o Resumo das Configurações de Instalação a serem utilizadas. Se tudo estiver certo, clique em Instalar.
 
Caso apareça, aceite a licença do pacote flash-player clicando em “Eu concordo”:
 
Confirme a instalação do sistema clicando novamente no botão Instalar:
 
Aguarde enquanto o sistema é instalado:
 
Após a instalação, reinicie o computador e efetue boot a partir do disco rígido para termos acesso ao sistema. Veja na figura a seguir a tela de logon:
 
Clique no seu nome de usuário (ou digite-o na caixa superior), entre com sua senha e pressione Enter para efetuar logon no sistema:
 
Aguarde enquanto o logon é realizado e seu perfil carregado:
Sistema instalado com sucesso! Veja a seguir a área de trabalho do Linux openSUSE:
 
Assista ao procedimento completo de instalação no vídeo abaixo, do canal Bóson Treinamentos:
É isso aí! Nos próximos artigos vamos aprender a usar o openSUSE, incluindo o gerenciamento do sistema por meio da linha de comandos e o uso de softwares de gerenciamento, como o YaST. Até!
Sobre Fábio dos Reis (1193 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

10 Comentários em openSUSE 13.2 Linux – Apresentação e Instalação – 01

  1. Álvaro José // 29/05/2015 em 21:46 // Responder

    Fábio, tenho aqui em casa um PC antigo, que tem uns 512MB de RAM e uns 80 GB de HD, que só roda o Windows XP e olhe lá, e queria dar uma revivida nele. Qual destas seguintes distribuições rodaria melhor, na sua opinião?
    • Debian 8 com XFCE
    • OpenSUSE com LXDE
    • Fedora com LXDE
    • Ubuntu MATE Remix
    • Debian 8 LXDE
    • Xubuntu
    Cara, qual destas ficava melhor? Outra pergunta, se por acaso for Debian, o que eu marco para usar esses seguintes programas?
    • Iceweasel
    • Apache OpenOffice
    • Aqueles joguinhos que vi no tutorial…
    • Media Player
    • Um bom cliente para torrent
    Pelo visto, só é para uso doméstico, e sou iniciante, e nesses dias estava pensando em mudar para o Linux, então por favor me ajuda!

  2. cleber garzaro // 14/08/2015 em 16:34 // Responder

    nao li as cartas dos termos de uso mas acho que esse é um pecado universal

  3. cleber garzaro // 14/08/2015 em 16:59 // Responder

    Fabio existe a possibilidade de testar o open solaris (unix) to tentando mas so acho oracle solaris, dá pra explicar???

  4. cleber garzaro // 14/08/2015 em 18:00 // Responder

    Fabio usando o OpenSuse KDE (virtualizado, Virtualbox), considerando que ja pedi para Opensuse reconhecer um HD externo, usando o comando cd /mnt e depois um ls nao mostra a media, sendo que no modo grafico ja posso ver o hd

  5. Paulo Sérgio // 30/05/2016 em 9:37 // Responder

    Bom dia Fabio,
    Seguinte tem como você criar (ensinar)ou recomendar tutoriais de como formatar um hd para receber o Linux, pois tenho HDs que já foram usados e queria saber como formatar tudo e criar partições Linux do zero.

  6. Silvio Rodrigues // 15/09/2016 em 16:35 // Responder

    Olá Fábio,
    Assisti seu vídeo sobre o OpenSuse 13.2 (install) e preparei um pen drive de 16GB para boot. Ao final da instal (96%) ele informa que “um erro ocorreu durante a instalação do carregador de inicialização”. Refiz tudo do zero e ocorre o mesmo problema. Você poderia me dar uma dica? Estou usando um Note Acer Aspire Pentium dual-core 2GB RAM 160GB HDD sem nenhum OS no HDD.Já havia instalado outras versões mais antigas sem problemas.

    Obrigado pelos vídeos muito didáticos.

  7. Gostei, me ajudou
    muito

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*