Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Samba 4 – Como AD / DC – Parte 01

Controlador de Domínio com Samba 4 no Linux

Samba 4 – Como AD / DC

SAMBA SERVER

O Samba 4 é um ​software servidor open source, desenvolvido inicialmente por ​Andrew Tridgell no ano de 1991 a fim de garantir a interação e compartilhamento de recursos entre sistemas heterogêneos. Em 1992 o código do Samba foi disponibilizado nos servidores da Universidade Nacional da Austrália (server 0.1), já que ​Tridgell na época era estudante de PhD em Ciências da Computação naquela instituição.

Antes de ter o nome oficial “SAMBA” que se deu com a versão 1.6.05, datada de abril de 1994, o software era conhecido por “server” e “smbserver”.

Com a evolução do código, o Samba passou a agregar outras funcionalidades, indo muito além do simples compartilhamento de arquivos assumindo um papel mais completo e complexo nas redes corporativos.

Seguem no quadro 1 abaixo as principais mudanças realizadas no ​software até a versão ​3.0​​:

Quadro 1: ​​Mudanças significativas Samba SMB

Atualmente o SAMBA está na versão 4.*.* e teve o seu código reescrito por completo do zero, o que trouxe inovações que eram muito esperadas como as tecnologias do ​Active Directory (AD) da ​Microsoft; houve também mudanças na interação entre os serviços OpenLDAP, Kerberos e de DNS, o qual passou a ser integrado ao ​software e pode ser configurado internamente ou com um plugins BIND ou BIND DLZ; esta reestruturação equiparou o servidor Samba 4 aos servidores da ​Microsoft, outorgando a um servidor ​open source o mesmo status de ​um Windows Server 2008 R2​​.

Outro aspecto que merece destaque é em relação a gerência dos recursos do AD, que foi facilitada com a utilização da ferramenta para gerenciamento remoto da ​microsoft (RSAT) que pode ser instalada em uma máquina Windows.

Há também a possibilidade de implementação de ​Group Policy (GPO), entre outros recursos avançados. O servidor Samba 4.*.* é estável podendo ser utilizado sem maiores dificuldades, principalmente em ambientes que se utilizam de cópias não autorizadas, ou em projetos que não dispõe de aporte financeiro para a compra de licenças proprietárias.

As principais diferenças entre o Samba 4 e o ​Windows Server seguem no quadro 2 abaixo:

Quadro 2:​​ Funcionalidades comuns ​Windows Server / Samba 4

Pelo quadro 2 acima, é possível perceber que a utilização do Samba 4 como AD/DC é perfeitamente possível, bastando para tal baixar, instalar e configurar corretamente o servidor. 

Nas próximas publicações explicarei o passo a passo para a instalação e configuração do Samba 4 como controlador de domínio e servidor de arquivos.

Sair da versão mobile