Consultar e excluir partições com o utilitário parted no Linux
Este tutorial é a parte 02 de nosso estudo sobre o utilitário de particionamento parted no Linux, e vamos aqui mostrar como consultar e excluir partições criadas anteriormente. Na primeira parte aprendemos a criar partições usando o parted.
Em nosso sistema de testes temos dois discos (sda e sdb), sendo que o disco sda é onde o sistema está instalado, e o disco sdb é nosso HD de testes.
No artigo 01 nós criamos uma partição neste disco – a partição /dev/sdb1 – e agora vamos mostrar como remover esta partição usando o parted.
Vamos aos procedimentos.
Procedimentos
Para começar, vamos entrar no utilitário parted:
# parted
Vamos verificar os discos e partições existentes em nosso sistema:
(parted) print all
Agora precisamos selecionar o disco que será configurado, que no caso será o disco /dev/sdb:
(parted) select /dev/sdb
Precisamos consultar a tabela de partições do disco para descobrir os números das partições presentes no disco selecionado:
(parted) print
Temos apenas uma partição. Vamos então excluir a partição do disco selecionado (/dev/sdb1), usando o comando rm:
(parted) rm 1
Podemos agora verificar que a partição foi removida com sucesso:
(parted) print
Agora o disco está limpo, e pronto para receber novos esquemas de particionamento, como desejado. Caso não queiramos criar partições no momento, podemos simplesmente sair do parted
(parted) quit
É isso aí! Procedimento simples para verificação e exclusão de partições usando o utilitário parted. No próximo tutorial desta série vamos trabalhar com outro utilitário de particionamento e formatação de discos, desta vez um utilitário gráfico: o GParted.
Até!