Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Como instalar o Webmin no Linux openSUSE 13.2 / 42.1

Como instalar o webmin no Linux openSUSE

Instalação do Webmin no Linux openSUSE

Neste artigo vamos mostrar como realizar a instalação do sistema de gerenciamento Webmin no Linux openSUSE.

O Webmin é uma interface baseada em Web para administração do sistema Linux, permitindo realizar criação de usuários, instalação e configuração de serviços, realizar compartilhamentos com Samba, criar servidores FTP, DNS, e muitas outras funções a partir de um painel gráfico centralizado e de fácil acesso e utilização.

O Webmin é um sistema baseado em linguagem Perl, e uma das tarefas em nosso tutorial será instalar os pacotes correspondentes para seu funcionamento.

Instalando o Webmin

O Webmin pode ser baixado a partir do site oficial, www.webmin.com/download.html, e nós vamos utilizar o wget para obter o software e realizar sua instalação.

Para instalar o Webmin, siga os passos a seguir:

1. Primeiramente precisamos instalar o servidor Web Apache

$ sudo zypper -n install apache2

2. Instalar o openssl no sistema:

$ sudo zypper -n install openssl openssl-devel

3. Instalar o Perl e outros componentes necessários:

$ sudo zypper -n install perl perl-Net-SSLeay perl-Crypt-SSLeay

4. Baixar os pacotes para o computador via wget:

$ sudo wget http://prdownloads.sourceforge.net/webadmin/webmin-1.770-1.noarch.rpm

5. Após o término do download, vamos instalar o Webmin com o comando a seguir:

$ rpm -ivh webmin-1.770-1.noarch.rpm

6. Após o término da instalação dos pacotes, vamos acessa a aplicação a partir de um navegador. Abra um browser e acesse o endereço a seguir na barra de endereços:

https://localhost:10000

O Webmin é acessado a partir da porta 10000 por padrão. Você também pode usar o IP do computador ou seu hostname em vez de “localhost” para acessar a interface.

Para efetuar o logon, use o usuário root com sua senha:

Assim que você estiver logado, verá a tela a seguir:

Agora é explorar a interface do gerenciador para aprender a usá-lo com todo o seu potencial.

No menu à esquerda temos acesso a todas as funcionalidades do webmin, incluindo módulos, funções de servidor, configurações de hardware e rede, sistema, backup e muitas mais. Clique nas setas para expandir cada uma delas e visualizar as opções disponíveis. Mostraremos como usar algumas dessas funções nos próximos artigos.

Até mais!

 

Sair da versão mobile