Como instalar o csh e tcsh e alterar o shell padrão no Linux

Como instalar o csh e tcsh e alterar o shell padrão no Linux

O shell padrão na maioria das distribuições Linux é o shell Bash. Porém, é possível instalar e usar outros shells, com recursos e funcionalidades diferentes do bash, sendo úteis em muitos contextos.

Neste artigo vou mostrar como instalar os shells csh e tcsh e como tornar cada um deles o shell padrão do sistema.

O shell csh ("C Shell") é um processador de comandos que incorpora um mecanismo de histórico, wildcards, piping, substituição de comandos, variáveis e estruturas de controle, teste de condições e iteração, controle de jobs, nomes de arquivo interativos, e usa uma sintaxe parecida com a da linguagem C. Pode ser usado como um shell de login e também para a criação de script do shell.

Já o shell tcsh é uma versão aprimorada e totalmente compatível do csh, com recursos adicionais, como completar comandos e nomes de arquivos (auto-completion), edição na linha de comandos e algumas outras funcionalidades. Este shell é o shell root nativo em sistemas BSD, como o FreeBSD.

Instalação dos shells csh e tcsh

Para instalar os shells no Debian e derivados use os comandos a seguir:

$ sudo apt-get install csh $ sudo apt-get install tcsh

Para instalar os shells no Red Hat ou CentOS:

# yum install tcsh # yum install csh

E para instalar os shells no Linux Fedora execute:

$ sudo dnf install csh $ sudo dnf install tcsh

Após instalar os shells, vamos descobrir o caminho de cada um usando o comando which. Vamos precisar dessa localização para poder efetuar a alteração do shell padrão posteriormente:

$ which csh

Resultado em meu sistema:

/bin/csh

$ which tcsh

Resultado em meu sistema:

/usr/bin/tcsh

Para usar o shell durante a sessão atual, basta invocá-lo de dentro do terminal:

$ csh $ tcsh

Para sair e retornar ao shell padrão atual (geralmente o bash), basta emitir o comando exit.

$ exit

Configurando o shell padrão da conta

Para configurar um novo shell padrão para uma conta, efetue login com a conta desejada, e execute o comando chsh ("Change Shell"):

$ chsh

Quando solicitado, entre com o caminho do shell desejado, obtido anteriormente com o comando which, e pressione enter para realizar a alteração:

Alterar shell padrão no Linux para csh

Opcionalmente, você pode usar a opção -s do comando chsh e passar diretamente no comando o caminho do shell desejado, em vez de usar o comando interativo mostrado acima:

$ chsh -s /bin/csh

Para verificar se a alteração foi realizada com sucesso, visualize o arquivo /etc/passwd, o qual mostra o shell padrão configurado atualmente para as contas de usuários.

Veja abaixo que o shell padrão para o usuário fabio foi alterado para o csh:

Shell csh alterado no Linux

 

Faça logoff e efetue login novamente para utilizar o novo shell padrão no terminal do Linux.

 

 

Sobre Fábio dos Reis (1262 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*