Como alterar o hostname no Red Hat Enterprise Linux e derivados

Alterar o hostname no Red Hat Enterprise Linux e sistemas derivados

Red Hat Enterprise Linux

Neste tutorial vamos mostrar como é possível efetuar a alteração do hostname (nome do computador) em uma máquina que esteja rodando o Red Hat Enterprise Linux ou ainda um sistema operacional derivado, como por exemplo o CentOS, Oracle Linux ou Scientific Linux, entre outros.

Vamos aos procedimentos.

Como realizar a alteração do hostname

É necessário estar logado como usuário root, ou possuir privilégios administrativos. Entre no diretório /etc/sysconfig e abra o arquivo de configuração de nome network em um editor de textos, como o vi:. 

# cd /etc/sysconfig
# vi network

Dentro deste arquivo, procure pela linha que possui o termo HOSTNAME e substitura o nome de computador associado com o novo hostname que você deseja utilizar. Em nosso exemplo, vou trocar o hostname para redserver.

HOSTNAME=redserver

Apos realizar a configuração, salve o arquivo e saia do editor de textos. Nosso próximo passo será editar o arquivo /etc/hosts e configurar o novo nome de computador. Abra-o com o editor de textos:

# vi /etc/hosts

No arquivo de hosts, edite a linha que ainda possui o nome de computador antigo atrelado ao IP da máquina, e substitua-o pelo novo nome, configurado anteriormente no arquivo network:

192.168.100.1      redserver

Salve as alterações e saia do editor de textos. Foi necessário realizar as alterações nos dois arquivos para que as mudanças se tornem persistentes – ou seja, caso o servidor seja reiniciado, continuará a utilizar o novo hostname, e não voltará a usar o antigo.

Porém, o hostname em uso atualmente ainda não é o novo; precisamos alterá-lo também. Para isso, vamos emitir o comando hostname, seguido do novo nome de computador:

# hostname redserver

Para verificar se a alteração teve efeito, basta executar o comando hostname novamente, desta vez sem especificar nenhum parâmetro:

# hostname

Para encerrar os procedimentos, vamos reiniciar os serviços de rede da máquina para que as alterações realizadas nos arquivos /etc/hosts e /etc/sysconfig/network sejam efetivamente aplicadas:

# service network restart

É isso aí! Hostname alterado no Red Hat Enterprise Linux – ou seus derivados, como o CentOS, Oracle Linux e Scientific Linux. Até o próximo tutorial!

 

Sobre Fábio dos Reis (1332 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*