Como alterar o hostname no Red Hat Enterprise Linux e derivados
Alterar o hostname no Red Hat Enterprise Linux e sistemas derivados
Neste tutorial vamos mostrar como é possível efetuar a alteração do hostname (nome do computador) em uma máquina que esteja rodando o Red Hat Enterprise Linux ou ainda um sistema operacional derivado, como por exemplo o CentOS, Oracle Linux ou Scientific Linux, entre outros.
Vamos aos procedimentos.
Como realizar a alteração do hostname
É necessário estar logado como usuário root, ou possuir privilégios administrativos. Entre no diretório /etc/sysconfig e abra o arquivo de configuração de nome network em um editor de textos, como o vi:.
# cd /etc/sysconfig
# vi network
Dentro deste arquivo, procure pela linha que possui o termo HOSTNAME e substitura o nome de computador associado com o novo hostname que você deseja utilizar. Em nosso exemplo, vou trocar o hostname para redserver.
HOSTNAME=redserver
Apos realizar a configuração, salve o arquivo e saia do editor de textos. Nosso próximo passo será editar o arquivo /etc/hosts e configurar o novo nome de computador. Abra-o com o editor de textos:
# vi /etc/hosts
No arquivo de hosts, edite a linha que ainda possui o nome de computador antigo atrelado ao IP da máquina, e substitua-o pelo novo nome, configurado anteriormente no arquivo network:
192.168.100.1 redserver
Salve as alterações e saia do editor de textos. Foi necessário realizar as alterações nos dois arquivos para que as mudanças se tornem persistentes – ou seja, caso o servidor seja reiniciado, continuará a utilizar o novo hostname, e não voltará a usar o antigo.
Porém, o hostname em uso atualmente ainda não é o novo; precisamos alterá-lo também. Para isso, vamos emitir o comando hostname, seguido do novo nome de computador:
# hostname redserver
Para verificar se a alteração teve efeito, basta executar o comando hostname novamente, desta vez sem especificar nenhum parâmetro:
# hostname
Para encerrar os procedimentos, vamos reiniciar os serviços de rede da máquina para que as alterações realizadas nos arquivos /etc/hosts e /etc/sysconfig/network sejam efetivamente aplicadas:
# service network restart
É isso aí! Hostname alterado no Red Hat Enterprise Linux – ou seus derivados, como o CentOS, Oracle Linux e Scientific Linux. Até o próximo tutorial!
Escreva um comentário