Curso de Linux – Comandos dir e vdir – Listando conteúdo de diretórios

Comandos dir e vdir – Listando conteúdo de diretórios

Geralmente utilizamos o comando ls, com suas inúmeras opções, para listar o conteúdo de um diretório e verificar informações sobre os arquivos, como permissões, data de criação, usuário proprietário e grupo do arquivo. Porém, às vezes desejamos apenas realizar uma consulta rápida ao conteúdo de um diretório e ver as informações básicas, ou visualizar caracteres especiais na saída do comando. Para isso, podemos usar duas alternativas ao comando ls, que estudaremos a seguir:

Comando dir

Equivale ao comando ls -Cb, que permite exibir os arquivos em colunas, na vertical, e os caracteres especiais são representados por sequências de escape com a barra invertida.

Sintaxe:
dir

Exemplo:
$ dir

Comando dir no Linux - LPI 1

Comando vdir

Já o comando vdir equivale ao comando ls -lb, listando os arquivos no formato longo e mostrando os caracteres especiais usando sequências de escape com a barra invertida. É o equivalente verboso do comando dir.

Sintaxe:

vdir

Exemplo:

$ vdir

Comando vdir no Linux - Listando conteúdo de um diretório - LPI 1

Mais informações sobre os comandos podem ser obtidas na página do GNU Coreutils.

Sobre Fábio dos Reis (1358 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*