Comandos wait e sleep – Temporização de comandos no Linux

Comandos wait e sleep

Comando wait

Podemos usar o comando wait para esperar a finalização de uma tarefa (job). Este comando recebe como argumentos um ou mais IDs de processos.
É útil por exemplo quando estamos escrevendo scripts do shell e queremos que o script espere o termino de um processo antes de invocar o próximo processo. Caso um PID não seja especificado, o sistema irá descobrir todos os processos que esto rodando no ambiente atual e esperar o termino de todos eles.

Exemplos:

1. Se quisermos descobrir se todos os processos que iniciamos foram completados, basta digitar o comando wait, sem parâmetros:
$ wait

2. Se quisermos descobrir se o processo de PID 2376 foi completado, basta digitar:
$ wait 2376

Comando sleep

Podemos forçar a espera de um certo período de tempo entre a execução de comandos usando o comando sleep. É um comando muito útil em scripts, por exemplo, nós quais temos tarefas que devem ser executadas após um certo tempo especificado.

Exemplo:

1. Queremos esperar 3 minutos entre a execução de dois comandos (o tempo é especificado em segundos):
sleep 180

Podemos colocar esse comando em um script, por exemplo que nos passe uma mensagem após três minutos:

#!/bin/bash
echo “primeira mensagem”
sleep 180
echo “segunda mensagem! após 3 minutos”

Quando esse script for executado, a primeira mensagem será exibida imediatamente, e a segunda mensagem será exibida somente após decorridos 180 segundos (3 minutos).

Sobre Fábio dos Reis (1332 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*