10 exemplos de uso do Pacman no Arch Linux
Neste tutorial vamos mostrar 10 exemplos práticos de uso do gerenciador de pacotes pacman no Arch Linux. Com ele, podemos instalar e desinstalar programas no sistema, atualizar pacotes, gerenciar o cache de pacotes e muitas outras tarefas relacionadas.
A sintaxe básica do pacman é:
# pacman opções pacote(s)
Vamos aos exemplos:
1. Atualizar as listas de pacotes
Antes de instalar novos pacotes ou atualizar o sistema, é sempre recomendável realizar uma atualização das listas de pacotes. Para tal, basta executar o comando a seguir (como usuário root):
# pacman -Syy
2. Instalar um pacote específico
Podemos instalar um pacote específico, que é uma tarefa corriqueira, por meio da opção -S seguida do nome do pacote desejado. Por exemplo, para instalar o player de mídia VLC no sistema basta executar:
# pacman -S vlc
Também é possível instalar diversos pacotes de uma só vez. Para isso, basta listar os pacotes desejados, separando seus nomes com um espaço. Por exemplo, se quisermos instalar o VLC e o Clementine (player de áudio) de uma vez, basta rodar:
# pacman -S vlc clementine
3. Baixar um pacote da Internet
Também é possível apenas baixar um pacote da Internet, sem no entanto instalá-lo imediatamente, mantendo-o no cache de pacotes do sistema. Para isso, basta acrescentar a opção w ao comando anterior:
# pacman -Sw amarok
Com esse comando, o pacote amarok será baixado mas não instalado, sendo mantido no cache do sistema, que corresponde ao diretório /var/cache/pacman/pkg/.
4. Instalar um pacote armazenado no diretório de cache:
Para instalar um pacote que foi baixado para o cache de pacotes do sistema, entre no diretório de cache e execute o pacman com a opção -U, seguida do nome do pacote desejado. Por exemplo, vamos instalar o pacote amarok (amarok-2.8.0-15-x86_64.pkg.tar.xz) baixado no exemplo anterior:
# cd /var/cache/pacman/pkg/ # pacman -U amarok-2.8.0-15-x86_64.pkg.tar.xz
5. Instalar um grupo de pacotes
Podemos também instalar grupos de pacotes. Por exemplo, para instalar o desktop MATE no sistema (que contém um grande número de pacotes) juntamente com suas dependências, basta executar o comando de instalação normal do pacman:
# pacman -S mate
6. Atualizar um pacote
Podemos atualizar um pacote em particular com a opção Sy. Por exemplo, para atualizar o pacote rhythmbox:
# pacman -Sy rhythmbox
Se quisermos atualizar todos os pacotes do sistema (atualização completa do sistema), basta acrescentar também a opção -u:
# pacman -Syu
7. Remover um pacote
Podemos remover (desinstalar) um pacote do sistema com a opção -R. por exemplo, suponha que desejamos desinstalar o vlc do Arch Linux (mantendo as suas dependências):
# pacman -R vlc
Também é possível remover um pacote e todas as suas dependências. Para isso, acrescente a opção -s ao comando anterior. Por exemplo:
# pacman -Rs vlc
8. Verificar se um pacote já está instalado no sistema
Podemos descobrir se um pacote já está instalado no sistema com o uso das opções -Qs e o nome do pacote pesquisado:
# pacman -Qs rhythmbox
E se desejarmos ver informações detalhadas sobre o pacote, basta acrescentar a opção -i:
# pacman -Qi rhythmbox
9. Verificar quais pacotes ocupam mais espaço em disco no computador.
Podemos visualizar os pacotes que ocupam mais espaço no sistema usando o utilitário “pacgraph”. Ele deve primeiramente ser instalado com o próprio pacman:
# pacman -S pacgraph
Após instalá-lo, execute-o com a opção -c para descobrir quais pacotes ocupam mais espaço em disco no computador:
# pacgraph -c
10. Limpar o cache de pacotes
Todos os pacotes que baixamos e instalamos são armazenados no diretório de cache, que é o /var/cache/pacman/pkg/. É claro que, se esse diretório não for esvaziado de tempos em tempos, esses pacotes começarão a ocupar muito espaço em disco com o passar do tempo – especialmente se você costuma instalar muitos programas na máquina.
Para limpar o diretório de cache, execute o pacman com as opções -Sc:
# pacman -Sc
Note que essa opção remove apenas os pacotes do cache que não foram instalados localmente. Para remover completamente o conteúdo do cache, incluindo pacotes instalados localmente e os não-instalados, duplique a opção -c:
# pacman -Scc
É isso aí! Existem muitas outras opções disponíveis para o pacman, que podem ser consultadas por meio das páginas de manual do utilitário:
$ man pacman
Até a próxima!