Apresentação e Instalação do Linux Antergos

Linux Antergos - Apresentação e Instalação da Distribuição

O Linux Antergos é uma distribuição moderna baseada no Arch Linux, originária da Espanha, que está disponível em arquitetura de 64 bits. O Antergos possui seu próprio programa de instalação, gráfico, de nome Cnchi, escrito em Python. É distribuído em um Live DVD, que pode ser inicializado diretamente para testes do sistema, apesar de que para melhor avaliação é recomendável instalá-lo diretamente na máquina.

Trata-se de uma distribuição do tipo "rolling release", o que significa que todo o sistema, desde o S.O. base até as aplicações que o usuário instala, recebem atualizações conforme elas são lançadas, com um atraso mínimo, de modo a assegurar sua estabilidade e funcionalidade.

Uma outra característica muito interessante da distro é a de possuir vários ambientes de desktop disponíveis para escolha, já durante a instalação do sistema, como:

  • Cinnamon
  • GNOME
  • KDE
  • Openbox
  • Xfce
  • MATE
  • Deepin

Seu gerenciador de pacotes é o Pacman, como era de se esperar. Em minha opinião, ele não é tão intuitivo quanto outros gerenciadores, como o zypper ou dnf, mas de qualquer forma funciona muito bem, e é o gerenciador de pacotes padrão das distribuições baseadas em Arch.

O Antergos possui suporte a vários sistemas de arquivos, como ext3, ext4, Btrfs, ZFS, entre outros.

Site oficial: https://www.antergos.com

Na página de downloads você pode baixar a ISO de instalação, via HTTP ou Torrent, e também está disponível uma ISO mínima, de menor tamanho e download mias rápido, ideal para computadores com hardware mais antigo.

Versão mais atual: Antergos 18.4, com um download de 1,9 GB para a imagem completa (sistema Live).

O instalador é muito bom, bem simples de utilizar, e permite a seleção do ambiente de desktop desejado durante a instalação, inclusive com uma visualização de cada ambiente para facilitar a escolha de quem não os conhece ainda.

Vamos mostrar nesse tutorial a instalação do sistema, selecionando a interface Deepin para nossos testes.

Instalação do Antergos

Vamos proceder à instalação do sistema. Após inserir a mídia no drive óptico, inicie seu computador e espere aparecer a tela de boot do Antergos.

Selecione a opção "Start Antergos Live" e pressione enter para dar boot na mídia live:

Instalador do Linux Antergos

Aguarde enquanto o kernel do Linux é carregado:

Abrindo o Instalador do Linux Antergos

Após iniciar o sistema Live, aparecerá uma tela de boas-vindas do Antergos. Clique no botão "Install It", do lado direito da janela, para iniciar o instalador do sistema:

Abrindo o Instalador do Linux Antergos

Na tela seguinte vamos selecionar o idioma a ser utilizado no sistema. No caso, será o Português do Brasil. Clique na seta no canto superior direito para avançar após escolher o idioma desejado:

Idioma do Antergos Linux

Agora são apresentados os requisitos para instalação do sistema. Certifique-se de atender a todos os requisitos apresentados antes de clicar em avançar (seta no canto superior direito):

Requisitos de Instalação do Linux Antergos

Na tela seguinte, selecione o o país, território ou região onde você está localizado. Em meu caso, é Brasil. Clique em Avançar:

País, Território ou Região no Linux Antergos

Logo após você deve configurar seu fuso horário, clicando no mapa na localização correta, se ela já não tiver sido selecionada automaticamente. Clique em Avançar:

Fuso Horário no Linux Antergos

Selecione o seu modelo de teclado e avance:

Configuração do Teclado no Linux Antergos

Na tela seguinte você poderá escolher o Ambiente de Trabalho que será utilizado no sistema. Há várias opções disponíveis, e ao clicar sobre qualquer uma delas, é exibida uma amostra do ambiente do lado direito, com uma breve descrição. 

Selecione o que lhe for mais aprazível - eu usarei o ambiente Deepin, para variar um pouco.

Clique em Avançar:

Selecionar Ambiente de Trabalho Deepin no Linux Antergos

Na próxima tela você pode escolher recursos adicionais para instalar no sistema, clicando nos botões ao lado de cada um deles para "ligar" sua instalação. Por exemplo, eu instalarei também:

  • Kernel (LTS version)
  • Libre Office
  • Firefox
  • Repositório de Usuários Arch

Selecione os recursos que você irá precisar e clique em Avançar:

Seleção de Recursos do ambiente Deepin no Antergos Linux

Como eu selecionei o Repositório de Usuários Arch, aparecerá uma caixa de diálogo de aviso com comentários a respeito. Apenas leia e clique em Fechar para prosseguir

Repositório de Usuários Arch no Antergos Linux

Na tela seguinte você irá determinar como será feita a escolha da lista de repositórios (espelhos de rede) do sistema. Vou selecionar a opção mais simples, "Let Cnchi sort the mirrors list (recommended)", para que o o próprio instalador Cnchi classifique e escolha os repositórios mais adequados.

Também é possível gerenciar manualmente as listas de espelhos, caso você saiba quais utilizar.

Clique em avançar.

Selecionar Espelho de Rede no Linux Antergos

Na tela seguinte vamos configurar o particionamento e formatação do disco, determinando onde o sistema será instalado. 

Vou deixar marcada a opção padrão, "Erase disk and install Antergos". É possível também editar a tabela de partições manualmente e escolher os pontos de montagem, caso você seja um usuário mais avançado.

Também é possível selecionar o sistema de arquivos ZFS para a formatação dos discos, se você precisar, bastando para isso clicar no checkbox correspondente.

Clique em Avançar.

Particionamento e Formatação no Linux Antergos

Aguarde agora enquanto o Cnchi classifica os espelhos de rede. Essa operação pode demorar um pouco:

Rankear espelhos de rede no Antergos Linux - Cnchi

A tela seguinte é a de confirmação do particionamento e formatação do disco. Selecione o disco onde o sistema será instalado (estará selecionado por padrão caso a máquina só tenha um disco), e clique em Avançar:

Particionar Disco no Linux Antergos

Agora temos um sumário das tarefas de instalação que serão realizadas. Verifique se está tudo de acordo com sua necessidade, e clique em Avançar para iniciar a instalação do Linux Antergos no computador:

Sumário da instalação do Linux Antergos

Confirme a instalação na caixa de diálogo "Antergos Installer - Confirmation", clicando em "Sim":

Confirmar instalação do Linux Antergos

A instalação será iniciada. Enquanto ela ocorre, você irá criar um usuário comum para o sistema. Preencha os dados do usuário nos campos correspondentes e clique em "Save" para criá-lo.

Por segurança, recomendo manter a opção "Require my password to log in" marcada, para que o sistema sempre peça sua senha ao ser iniciado:

Criar conta de usuário no Linux Antergos

Agora aguarde enquanto o Antergos é instalado no computador. Esse processo pode levar um tempo considerável - no meu caso, demorou mais de 25 minutos:

Instalando o Linux Antergos

Após o término da instalação, será exibida uma caixa de diálogo perguntando se queremos reiniciar o sistema. Clique em "Sim" para reiniciar a máquina e dar boot em nosso novo sistema instalado:

Instalação do Linux Antergos finalizada

Após iniciar o sistema, pode aparecer uma tela reportando um erro relativo ao tema atual do sistema. Clique em "Load Default Theme" para carregar o tema padrão se essa tela aparecer:

Carregar tema do Linux Antergos

Clique sobre o relógio mostrado no centro da tela para fazer login na máquina:

Tela de boas-vindas do Linux Antergos

Digite sua senha e clique no botão de entrada do lado direito da caixa de senha (seta à direita) para efetuar o login:

Tela de Login do Linux Antergos

Será exibida uma tela de boas-vindas. Clique no botão "Entrar":

Sistema Linux Antergos atualizado

E, finalmente, temo o sistema instalado e carregado. Veja a seguir a área de trabalho do Linux Antergos, utilizando o ambiente de desktop Deepin:

Área de Trabalho do Linux Antergos

Agora é só explorar o sistema. Clicando no Lançador, no canto inferior esquerdo (barra inferior), temos acesso aos programas já instalados na máquina, assim como aos apps de configuração do sistema:

Lançador do Linux Antergos

Veja a seguir o gerenciador de arquivos do sistema:

Gerenciador de Arquivos do Linux Antergos - Deepin Desktop

E a janela de configuração do sistema:

Tela lateral Linux Antergos

Abaixo um detalhe da barra inferior do Deepin. Note a lixeira na extrema esquerda, e o botão para desligar (reiniciar / sair) o sistema ao lado do relógio.

Barra Inferior do Linux Antergos

E a seguir, o Terminal do Deepin, com meu usuário sendo mostrado no prompt.

Deepin Terminal no Linux Antergos

É isso aí! Neste tutorial mostramos como realizar a instalação do Linux Antergos e exploramos rapidamente algumas aplicações do sistema. Vamos explorar mais a fundo o sistema nos próximos artigos.

Se você instalar o Linux Antergos e testá-lo, deixe nos comentários abaixo suas impressões sobre o sistema, incluindo quaisquer problemas que você venha a ter.

Até mais!

Sobre Fábio dos Reis (1209 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*