Instalando o NetBeans 8.0 (Ambiente de Desenvolvimento) no Ubuntu Linux

Instalação do NetBeans 8.0 no Linux Ubuntu

Neste vídeo vamos mostrar como realizar a instalação do NetBeans 8.0 (Ambiente de Desenvolvimento) no Ubuntu Linux e derivados.

O Netbeans é um IDE gratuito e de código aberto para desemvolvedores, o qual permite construir com rapidez e facilidade aplicações para mobile e web, por exemplo, usando uma vasta gama de linguagens, incluindo:
PHP, C. C++, HTML5 além, é claro, de sua principal linguagem, que é o Java.
O próprio IDE do Netbeans é escrito em Java, e roda em Windows, Mac OS X, Linux (claro) e, na verdade, em qualquer sistema que suporte uma JVM compatível, o Java Virtual machine.

Instalaremos a versão mais recente do Netbeans, que é a versão 8, lançada em março deste ano, 2014. O site oficial é o https://netbeans.org/

Vamos aos procedimentos. Primeiro, abra o terminal no Linux.

Instalar NetBeans – Passo 1:
Vamos instalar o Java Development Kit (o JDk), 8, pois o NetBeans requer que o o JDK esteja instalado na máquina. Os comandos são estes:

$ sudo apt-get purge openjdk* #opcional, somente se houver pacote anterior do java instalado.
$ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install oracle-java8-installer

Aceite as licenças quando for solicitado, e aguarde o download dos pacotes.

Após o término da instalação do Java, vamos verificar a versão do java instalado, e ver se foi instalado corretamente. Execute o comando a seguir:
$ java -version

Instalar NetBeans – Passo 2:
Agora vamos baixar o instalador do NetBeans. Podemos escolher o pacote IDE para a linguagem que desejamos usar, ou baixar todos os pacotes disponíveis. Neste artigo, baixaremos todos com o seguinte comando:

$ cd Downloads
$ wget http://download.netbeans.org/netbeans/8.0/final/bundles/netbeans-8.0-linux.sh

Aguarde o término do download.

Instalar NetBeans – Passo 3:
Após o download, vamos instalar o NetBeans! Primeiro, damos permissão de execução ao arquivo, pois se trata de um script (sh):
$ ls -l # para ver o arquivo baixado
$ chmod +x netbeans-8.0-linux.sh

E depois o executamos:
$ ./netbeans-8.0-linux.sh

Excelente. Agora aparecerá a tela de boas-vindas. Podemos clicar em “Personalizar” para selecionar quais pacotes de linguagens instalar, ou simplesmente clicar em “Próximo” para instalar todos.

Na sequência, aceite o Acordo de Licença e, depois, o local padrão da instalação.

E, enfim, clique em Install na página de sumário. Aguarde mais alguns instantes até terminar a instalação. Clique então em Finalizar para encerrar a instalação e sair do instalador do Netbeans.

Agora é só abri-lo, e começar a usá-lo.

Na dúvida? Assista ao vídeo abaixo que detalha todos os procedimento realizados:

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*