Instalação do Linux Ubuntu Server 16.04 (Xenial Xerus)

Instalando do Linux Ubuntu Server 16.04 (Xenial Xerus)

Neste tutorial vamos mostrar os passos necessários para realizar a instalação do sistema operacional Ubuntu Server LTS Xenial Xerus (16.04). Os procedimentos podem ser empregados tanto em uma máquina física quanto em uma máquina virtual.

Requisitos de instalação

Os requisitos de instalação do sistema standard são os seguintes:

  • Processador de 1 GHz ou superior
  • 512 MB de memória RAM
  • 1,75 GB de espaço livre em HD (instalação completa)
  • Drive de DVD ou porta USB para dar boot na mídia de instalação
  • Recomendável acesso á Internet para atualizações de pacotes.

Baixando a imagem do sistema

O Ubuntu Server pode ser baixado a partir da página www.ubuntu.com/download/server (versão de 64 bits). Caso necessite, por alguma razão, da versão de 32 bits, você pode acessar a página do RNP e baixar essa versão a partir do espelho nacional. O endereço é https://launchpad.net/ubuntu/+mirror/mirror.pop-sc.rnp.br-release.

Após baixar a imagem de instalação do Ubuntu Server 16.04, vamos proceder à sua instalação. Queime uma mídia (ou use uma VM) e inicialize a máquina onde o sistema será instalado com a mídia inserida.

Instalação

Após dar boot na máquina com a imagem baixada da Internet, você verá a tela do instalador do sistema.

A primeira tela exibida pede para que você escolha um idioma a ser utilizado durante o processo de instalação. Selecione “Português do Brasil” e pressione enter no teclado para abrir o instalador:

01-ubuntu-server-instalação

Na tela seguinte escolha a opção “Instalar o Ubuntu Server” e pressione enter novamente:

02-ubuntu-server-instalação

A caixa de diálogo “Select a language” informa que a tradução do instalador para o idioma selecionado ainda não está completamente finalizada. Não há problema algum nesse ponto – apenas selecione “Yes” para prosseguir com o idioma escolhido. O máximo que pode ocorrer é algumas caixas de diálogo aparecerem em inglês durante a instalação do sistema.

03-ubuntu-server-instalação

A seguir, vamos configurar o teclado. Selecione a opção “Portuguese (Brazil)“, ou escolha um teclado diferente na listagem, e pressione enter para continuar:

04-ubuntu-server-instalação

Agora selecione o layout do teclado que você possui. Provavelmente será a primeira opção, “Portuguese (Brazil)“, que equivale ao teclado Brasil ABNT2. Pressione enter:

05-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto o instalador detecta unidades de CD-ROM (ópticas):

06-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto são carregados componentes adicionais:

07-ubuntu-server-instalação

A caixa de diálogo seguinte tentará configurar a rede na máquina usando protocolo IPv6. Aguarde.

08-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto a rede é configurada via servidor DHCP (protocolo IPv4):

09-ubuntu-server-instalação

Na caixa de diálogo seguinte você deve informar um nome de host para a máquina (hostname). Vou usar o nome padrão “ubuntu-server”. Escolha a opção “Continuar” para prosseguir:

10-ubuntu-server-instalação

Na caixa de diálogo seguinte, você deve especificar o nome completo do usuário a ser criado no sistema (provavelmente será você). Entre com o nome e escolha a opção Continuar teclando Tab:

11-ubuntu-server-instalação

Entre agora com o nome de usuário que você usará para se logar no sistema. Dê preferência a nomes simples, usando apenas letras minúsculas – isso facilita seu trabalho na linha de comandos!

12-ubuntu-server-instalação

Escolha uma senha para o novo usuário. De preferência, misture letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para criar uma senha forte (segura).

13-ubuntu-server-instalação

Repita novamente a senha na caixa de diálogo seguinte para verificação.

14-ubuntu-server-instalação

Na tela seguinte será perguntado se você deseja criptografar sua pasta pessoal, de modo a proteger seus dados privados armazenados no computador. No momento não vamos aplicar essa configuração, portando escolha a opção Não:

15-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto o instalador obtém a hora correta a partir de um servidor NTP na rede:

16-ubuntu-server-instalação

Será exibida a seguir uma caixa de diálogo trazendo informação sobre seu fuso horário (time zone). Se estiver correto, basta escolher a opção “Sim“. Caso contrário, escolha a opção “Não“, e uma lista de locais será exibida para que você escolha seu fuso correto.

17-ubuntu-server-instalação

Na caixa de diálogo seguinte vamos escolher o método de particionamento dos discos rígidos da máquina. Por simplicidade, vou escolher o primeiro método – “Assistido – usar o disco inteiro“. Há outras opções disponíveis, como configuração de LVM (Logical Volume Manager), disco criptografado e o método de particionamento manual.

Pressione enter para prosseguir:

18-ubuntu-server-instalação

Escolha o disco a ser particionado – se só houver um disco na máquina,basta pressionar enter:

19-ubuntu-server-instalação(TROCAR ESTA COM DISCO MUITO PEQUENO)

A tela seguinte é de confirmação da operação de particionamento e formatação. Escolha  a opção “Sim” para aplicar as mudanças no disco e iniciar a instalação propriamente dita do sistema:

20-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto o sistema é instalado em seu servidor:

21-ubuntu-server-instalação

A caixa de diálogo “Configurar o gerenciador de pacotes” será exibida. Nesta tela será perguntado se há algum servidor proxy em sua rede. Caso haja, digite o endereço do servidor na caixa de texto apropriada. Caso contrário, deixe em branco e escolha “Continuar“:

22-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto o apt (Advanced Package Tool) é configurado:

23-ubuntu-server-instalação

Na tela seguinte você deverá escolher como as atualizações serão gerenciadas no sistema. Vou escolher a opção “Sem atualizações automáticas“, de modo que as atualizações serão gerenciadas manualmente posteriormente:

24-ubuntu-server-instalação

A próxima tela, “Seleção de software” permite que você selecione pacotes para instalação prévia no servidor. Há várias opções disponíveis, como DNS Server, Servidor de arquivos Samba, OpenSSH, e muitas outras.

Nesta instalação vou deixar marcada apenas a opção “standard system utilities” (importante!), mas você pode selecionar qualquer outra opção adicionalmente se desejar.

Tecle enter em “Continuar“:

25-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto o software escolhido é instalado no sistema:

26-ubuntu-server-instalação

A tela seguinte é muito importante. Nela você decidirá se deseja instalar o carregador de inicialização GRUB no disco rígido, e em qual disco (se houver mais de um). Selecione a opção “Sim” e pressione enter para que seu sistema seja inicializável:

27-ubuntu-server-instalação

Aguarde enquanto a instalação do sistema é finalizada:

28-ubuntu-server-instalação

Após o término da instalação, pressione “Continuar” para encerrar o instalador e reiniciar o sistema para que você possa usá-lo pela primeira vez:

29-ubuntu-server-instalação

Após o sistema ser reinicializado, entre com seu nome de usuário e sua senha, e pressione enter para efetuar o login no Ubuntu Server:

30-ubuntu-server-instalação

É isso aí! Ubuntu Server Linux instalado com sucesso! Note que ele não vem com interface gráfica (GUI) por padrão. Sua administração é preferencialmente realizada via linha de comandos.

 

Sobre Fábio dos Reis (1363 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

3 Comentários em Instalação do Linux Ubuntu Server 16.04 (Xenial Xerus)

  1. Yure Antunes Fernandes // 19/09/2016 em 5:22 // Responder

    Quando é que sai um curso de iniciante ao avançado de servidores linux? xD

  2. Rodrigo A. Tenório // 22/04/2017 em 0:39 // Responder

    Primeiramente, muito obrigado por todo conhecimento e capacidade de ensino que tem e parabéns pelo excelente trabalho. Depois de pesquisar, vi que para o meu caso Ubuntu Server será a melhor opção. E sei que, por padrão, servidores devem ser instalados sem interface gráfica, mas no momento isso não é adequado para minha empresa. Então, pergunto: melhor instalar o Ubuntu Server e depois aplicar a interface que quero ou melhor mesmo ir direto instalando um dos “sabores”, como Xubuntu, Lubuntu, etc…? Obrigado.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*