Como criptografar arquivos com AESCrypt no Ubuntu Linux a partir de repositório ppa

Criptografando arquivos com AESCrypt

AESCrypt - Criptografia para arquivos no Linux e Windows

O AESCrypt é um utilitário livre e de código aberto que permite criptografar arquivos individuais no Linux. Às vezes queremos apenas encriptar um ou alguns arquivos, e não um diretório ou partição inteiros – e para isso esse utilitário é uma solução perfeita. Ele também está disponível em versões para Windows,  Mac OS X, Android e iOS, além de possuir pacotes para Java e C#.

Como o próprio nome do pacote nos remete, é empregado o padrão de criptografia AES (Advanced Encryption Standard), com algoritmo de criptografia de 256 bits, que é extremamente seguro.

Vamos mostrar neste tutorial como instalar e utilizar o programa no Ubuntu Linux, realizando sua instalação a partir de um repositório ppa. Caso você prefira baixar o pacote do site oficial (se você estiver utilizando outra distribuição Linux), poderá obtê-lo em https://www.aescrypt.com/download/, que é o site oficial do pacote.

Instalação

Para instalar o AESCrypt execute os seguintes comandos em um terminal:

sudo add-apt-repository ppa:aasche/aescrypt
sudo apt-get update
sudo apt-get install aescrypt

Criptografando e decriptando arquivos via terminal

Vamos criptografar um arquivo usando a linha de comandos. A sintaxe a utilizar é a seguinte (opção -e):

sudo aescrypt -e -p <password> <original file>

Suponha que eu queira encriptar um arquivo de nome “memorandos” usando a senha “a1b2c3”. Para isso, utilize o comando a seguir (entre no diretório do arquivo antes ou forneça seu caminho completo):

sudo aescrypt -e -p a1b2c3 memorandos

Será gerado o arquivo memorandos.aes, que possui o conteúdo do arquivo original, porém criptografado. Você pode excluir o arquivo original agora, e manter apenas o arquivo encriptado.

Para decriptar um arquivo, a sintaxe é a que segue (opção -d):

sudo aescrypt -d -p <password> <AES file>

Em nosso exemplo:

sudo aescrypt -d memorandos.aes

Será requisitada a senha. Digite-a e pressione enter para que o arquivo original, decriptado, seja recriado.

Criptografando e decriptando arquivos via interface gráfica

Para criptografar um arquivo por meio da interface gráfica, abra seu gerenciador de arquivos, localize o arquivo a ser criptografado, e clique sobre ele com o botão direito do mouse. Escolha a opção “Abrir com -> AESCrypt“:

Criptografia com AESCrypt na interface gráfica do Ubuntu Linux

Entre com a senha desejada na caixa de diálogo “Type your password” e clique no botão OK:

AESCrypt - criptografando arquivos na interface gráfica do Linux Ubuntu

Será requisitada a senha novamente, para confirmação. Redigite-a, e clique novamente no botão OK.

O arquivo criptografado será criado na pasta atual, com a extensão .aes. Você pode excluir o arquivo original e manter apenas o protegido por criptografia se quiser.

Arquivo criptografado com AESCrypt no Linux

Para descriptografar o arquivo, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse, e escolher a opção “Abrir com AESCrypt“. Será requisitada a senha de criptografia. Digite-a, clique em OK, e você terá o arquivo decriptado de volta:

Decriptando arquivos criptografados com AESCrypt no Ubuntu Linux

É isso aí! Nos próximos tutoriais vamos mostrar o uso de outras ferramentas de criptografia, tanto para Linux quanto para Windows e Mac OS X. Até lá!

Sobre Fábio dos Reis (1082 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*