Alterando configurações de login do LightDM no Ubuntu Linux

Alterando configurações da tela de login do LightDM

O LightDM é o gerenciador de sessão padrão do Ubuntu Linux. Ele é o programa responsável por inicializar os servidores X, sessões de usuários e a tela de login (também chamada de greeter). O greeter padrão no Ubuntu é o Unity Greeter. Veja a tela de login padrão na figura a seguir:

Tela de Login do LightDM no Ubuntu Linux - Greeter

Podemos alterar configurações do LightDM por meio dos arquivos a seguir:

/usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/*.conf – Configurações fornecidas pelo sistema; não editável por usuários.
/etc/lightdm/lightdm.conf.d/*.conf e /etc/lightdm/lightdm.conf – Configurações editáveis por administradores do sistema.

Os arquivos são lidos na ordem apresentada, e combinados para compor a configuração final do gerenciador de sessão.

Neste artigo vamos mostrar como alterar algumas dessas configurações do LightDM. Vamos trabalhar com o arquivo /etc/lightdm/lightdm.conf para isso. Abra-o usando o editor de textos de sua preferência. Por exemplo:

Usando o vi:

$ sudo vi  /etc/lightdm/lightdm.conf 

Usando o gedit:

$ gksu gedit  /etc/lightdm/lightdm.conf

Vejamos algumas configurações. Inclua as linhas de código dos exemplos a seguir no arquivo lightdm.conf que você abriu. Note que nem sempre elas serão compatíveis entre si – use o bom senso para trabalhar com as opções de modo a não causarem conflito umas com as outras!

Desabilitar Login de Convidado

Por padrão, o LightDM permite que você efetue login no sistema usando uma conta de usuário convidado (temporário). Para desabilitá-la, use:

[SeatDefaults]
allow-guest=false

Se você estiver usando uma versão do Ubuntu a partir da 15.10, use [Seat:*] no lugar de [SeatDefaults], que está se tornando obsoleto.

Permitir Login Manual

O greeter do Unity (e alguns outros) não permitem que você digite um nome de usuário ao efetuar login; só é possível selecionar os usuários a partir da lista apresentada na tela. Para que você possa entrar manualmente com um nome de usuário, use:

[SeatDefaults]
greeter-show-manual-login=true

Para usar mais de uma configuração simultaneamente, basta digitar uma abaixo da outra no arquivo ([SeatDefaults] só deve ser digitado uma vez, no início do arquivo).

Esconder a Listagem de Usuários

Na tela de login do Unity é exibida a lista de contas de usuários que podem fazer login no sistema, por padrão. Para desabilitar essa lista use a configuração a seguir (habilite antes o login automático ou manual):

[SeatDefaults]
greeter-hide-users=true

Permitir Login Automático de um Usuário

Esta é uma opção que pode ser habilitada durante a instalação do sistema. Caso não esteja habilitada (que é o recomendável!), você pode habilitar o login automático de um usuário com as instruções a seguir:

[SeatDefaults]
autologin-user=nome-usuário

Substitua nome-usuário pelo nome de login do usuário desejado. Você pode também determinar um tempo de exibição para a lista de usuários antes do login automático ocorre, em segundos, acrescentando também a instrução a seguir:

autologin-user-timeout=tempo-delay

onde tempo-delay é o tempo em segundos desejado.

Após realizar a edição no arquivo, salve-o e feche-o; então, você deve então reiniciar o LightDM ou ainda reiniciar a máquina para que as alterações surtam efeito e você possa testá-las. Para reiniciar o gerenciador, execute o comando a seguir no terminal:

$ sudo restart lightdm

É isso aí! Há outras configurações possíveis que você pode realizar no LightDM, e elas podem ser consultadas na página de Wiki do Ubuntu, em https://wiki.ubuntu.com/LightDM

Até a próxima!

 

Sobre Fábio dos Reis (1278 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

3 Comentários em Alterando configurações de login do LightDM no Ubuntu Linux

  1. Yure Antunes Fernandes // 31/03/2016 em 23:11 // Responder

    Gostaria de um post ou vídeo se possível sobre as placas de vídeo de notebook dell insprion 14r, bumblebee, optimus, explicar a lógica disso tudo, tem lugar que fala que tem usar optirun no terminal e logo em seguida o nome do programa pra só assim rodar a placa offboard, é uma bagunça.

  2. wagner da silva // 10/08/2016 em 10:36 // Responder

    bom dia o arquivo (etc/lightdm/lightdm.conf) no linux mint dp meu pc, está vazio, qual solução?

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*