Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Como criar Arrays em Java

Como criar vetores em Java

Arrays em Java

Nesta lição vamos introduzir os arrays em Java. Um Array é uma estrutura de dados que armazena uma coleção sequencial de tamanho fixo de elementos do mesmo tipo.

Os arrays são usados para armazenar uma coleção de dados, porém é interessante pensar neles como sendo coleções de variáveis do mesmo tipo.

Para entender a teoria por trás dos arrays, não deixe de conferir nossas aulas sobre Arrays em Lógica de Programação.

Representação de um array unidimensional de dez posições

Características dos Arrays em Java

Algumas características dos arrays em Java são listadas a seguir:

Criando um array unidimensional: Vetor

Declaramos um array de uma dimensão (“vetor”) da seguinte forma:

tipo nomeArray[];
ou
tipo[] nomeArray;

O tipo determina qual será o tipo de dados de todos os elementos que serão armazenados nas posições do array (estrutura homogênea).

Exemplo de declaração de array:

double[] salarios;
double salarios[]; // Ambas as formas são válidas.

Neste exemplo, declaramos um array de nome salario e tipo double em um programa. Porém, neste ponto, nenhum array ainda existe de fato. Essa declaração apenas diz ao compilador que a variável salario irá armazenar um array do tipo double. Para que essa variável seja ligada ao array real, será necessário alocar um array usando o operador new, e atribuindo-o à variável salário.

Desta forma, quando um array é declarado, apenas uma referência de array é realmente criada. Para efetivamente alocar espaço na memória para o array, devemos proceder desta forma:

nomeArray = new tipoDado[tamanho];

Onde tamanho se refere ao número de elementos do array, e nomeArray é o nome da variável que será ligada ao array físico. Quando usamos o operador new devemos especificar o número de elementos que serão alocados no array.

Portanto, criar um array em Java é um processo em duas etapas: Declaramos uma variável do tipo desejado para o array, e então alocamos memória para efetivamente armazenar o array, atribuindo-a à variável criada.

Exemplo:

double[] salarios; // Declarar o array
salarios = new double[50]; // Alocar memória para o array

Podemos ainda declarar a variável de referência, criar o array, e atribuir a referência do array à variável de uma só vez, como segue:

tipoDado[] variávelReferência = new tipoDado[tamanhoArray];

Em nosso exemplo:

double[] salarios = new double[50];

Assim, declaramos e criamos um array de 50 posições para armazenar dados do tipo double.

Os elementos do array alocados com o operador new são automaticamente inicializados com valores-padrão, a saber:

Array literal

Quando sabemos de antemão o tamanho do array e quais serão os valores que serão armazenados nas posições do array, podemos usar literais de array – ou seja, podemos atribuir esses valores diretamente na declaração do array, usando uma lista de inicialização. Para isso podemos usar a seguinte sintaxe:

tipoDado[] variávelReferência = {valor1, valor2, …, valorN};

Por exemplo, suponha um array de 5 posições do tipo inteiro, do qual sabemos de antemão de será necessário armazenar os números 5, 9, 12, 3 e 4. podemos declarar esse array da seguinte forma:

int[] numeros = { 5, 9, 12, 3, 4 };

Desta forma o array é criado, e suas cinco posições já serão preenchidas com os dados desejados. Neste caso, não é necessário usar o operador new para criar o array (exceto em versões muito antigas do Java).

Na segunda parte de nossas lições sobre arrays em Java veremos como acessar os elementos de um array unidimensional.

Próximo: Como acessar os elementos de um array em Java

Sair da versão mobile