Como exibir Message Dialog e Input Dialog com Swing em Java
Message Dialog e Input Dialog com Swing em Java
A linguagem Java possui muitos recursos para a criação de interfaces gráficas em aplicações (GUI – Graphical User Interface). Neste tutorial vamos mostrar um programa bem simples, que emprega duas caixas de diálogo gráficas: uma caixa de entrada de dados, e uma caixa de exibição de mensagens. Para isso, vamos usar a tecnologia Swing – que não é a única disponível em Java; outra tecnologia muito empregada é o JavaFX, que estudaremos em outras lições.
Importante: será necessário importar o pacote javax.swing para usar a classe gráfica que necessitaremos. Para isso, acrescente a linha a seguir no início de seu código:
import javax.swing.JOptionPane;
A Classe JOptionPane
A classe JOptionPane fornece métodos para criar caixas de diálogo prontas para uso, de vários tipos, Vamos usar neste programa duas dessas caixas:
- showInputDialog – Exibe uma caixa solicitando a entrada de dados pelo usuário em um campo de texto, e botões OK e Cancel. Ao clicar em OK, o texto digitado pelo usuário é retornado pelo método, e pode ser armazenado em uma variável, por exemplo. Se for clicado o botão Cancel, será retornado o valor null.
- showMessageDialog – Exibe uma caixa de mensagens com um botão. Este método usa dois argumentos: o primeiro é empregado para que a aplicação determine a posição da caixa de diálogo na tela. O valor null faz com que a caixa de diálogo apareça centralizada na tela. O segundo argumento é o texto que deve ser exibido como mensagem na caixa de diálogo.
Não é necessário criar objetos da classe JOptionPane, pois os métodos que usamos são declarados como estáticos na classe (static).
Exemplo
Vejamos o programa completo:
import javax.swing.JOptionPane; public class DialogBoxes { public static void main(String[] args) { String nome; StringBuilder mensagem = new StringBuilder(); nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite seu nome:"); mensagem.append("Bem-vindo ").append(nome).append("!"); JOptionPane.showMessageDialog(null, mensagem); } }
Muito legal não? Nas próximas lições iremos explorar a fundo as capacidades gráficas do Swing, e também vamos estudar a tecnologia JavaFX.
Até!
Escreva um comentário