O que é Memória CMOS – Hardware

Memória CMOS

A sigla CMOS significa Complementary Metal-Oxide Semiconductor (Metal-óxido Semicondutor Complementar) se refere a uma tecnologia de fabricação de dispositivos eletrônicos semicondutores, dos mais variados tipos, como circuitos lógicos digitais.

Em um computador, trata-se de um circuito de memória volátil presente na placa-mãe de computador, a qual permite armazenar muitas informações importantes de configuração da máquina, como as configurações da BIOS, data e hora, ajustes de hardware do sistema, entre outras. É também conhecida como CMOS RAM ou NVRAM (Non-Volatile RAM / RAM Não-Volátil), e comumente armazena até 256 bytes de dados, podendo ser encontrada dentro do chipset ponte sul.

Quando falamos em “resetar a BIOS”, na verdade o que queremos é apagar o conteúdo da memória CMOS, para que seja possível refazer a configuração de hardware do sistema – ou simplesmente apagar a senha de inicialização.

É importante frisar que a BIOS em si é um programa que lê configurações de hardware e sistema armazenadas na memória CMOS durante a inicialização do computador, e não está localizada na CMOS em si – a BIOS é encontrada em outro chip da placa-mãe, notadamente a memória ROM.

Problemas de CMOS

Se o conteúdo da memória CMOS for perdido, o computador irá apresentar mensagens de erro durante a inicialização, além de perder a configuração de data e hora do sistema. Exemplos de mensagens incluem as seguintes:

  • CMOS Read Error
  • CMOS Battery Failure
  • CMOS Checksum Error

No geral, o conteúdo da CMOS é perdido quando a bateria da placa mãe se esgota, quando ela é retirada, ou ainda se um jumper de reset de BIOS específico é empregado. A troca da bateria resolve esse problema, mas as configurações de hardware precisam ser refeitas após.

Bateria CMOS

Como a CMOS é uma memória volátil, seu conteúdo é apagado quando a energia elétrica que a alimenta é cortada, e para evitar a perda dos dados de configuração armazenados ela depende de uma bateria instalada na própria placa-mãe para se manter.

Bateria em uma placa-mãe

Bateria em uma placa-mãe. Foto por Helio Breve.

Essa bateria é geralmente uma célula de íons de lítio CR2032 comum, de 3V, que pode ser trocada facilmente quando esgotada. Na prática, é raro ter de trocar essa bateria, pois ela costuma durar muitos anos, na maioria do caso até mais de 10 anos.

Bateria CR2032 de 3V

Bateria CR2032 de 3V

Computadores Mac, como iMacs e MacBooks também possuem memória CMOS, que nestas máquinas é conhecida como PRAM, ou Parameter RAM. Esse tipo de memória também pode ser resetada se necessário, para sanar alguns problemas do sistema.

Quer aprender tudo sobre Montagem e Manutenção de Computadores? Minha dica é o livro Montagem de Micros, 3ª Edição, de Gabriel Torres, que você pode adquirir em formato digital com preço promocional clicando na imagem a seguir:

Montagem e Manutenção de Micros - Gabriel Torres

Sobre Fábio dos Reis (1379 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*