Recuperando arquivos de um sistema Windows que não inicializa, usando SystemRescueCD

Recuperando arquivos de um sistema Windows que não inicializa com o SystemRescueCD

O SystemRescueCD é um disco de recuperação baseado em uma distribuição Linux (Gentoo Linux) que pode ser utilizado para reparar um sistema com problemas, recuperar arquivos após falhas de inicialização e resolver outros problemas do gênero. Neste artigo vamos usar esse sistema para realizar a recuperação de dados de um sistema Windows que não inicializa mais – seja por problemas de boot, arquivos do SO corrompidos, ou um outro motivo qualquer.
Lembrando sempre que realizar backup de seus dados é IMPRESCINDÍVEL em qualquer sistema, para evitar que sejam perdidos para sempre devido a uma falha catastrófica do sistema – pois sempre existe a possibilidade de os dados não srem mais recuperáveis, nem mesmo utilizando um sistema de recuperação como o SystemRescueCD, ou outro qualquer.

O site do projeto é o https://www.system-rescue-cd.org/, onde você pode encontrar documentação detalhada sobre o sistema, suas ferramentas, e efetuar download para criação de DVD ou pendrive bootável.

Na verdade, o que vamos mostrar é o uso de alguns comandos do Linux para navegar pela estrutura de diretórios do sistema Windows defeituoso, localizar os arquivos importantes e copiá-los para uma mídia externa. Isso pode ser realizado com outros sistemas Linux que possam ser inicializados diretamente a partir de um CD ou DVD (Live CD), e neste artigo vamos usar o SystemRescueCD pois nos próximos tutoriais mostraremos outras funcionalidades deste disco de recuperação, que possui inúmeras outras ferramentas de sistema, como o parted, fstools, ferramentas de rede, editores de texto, GRUB, Chkrootkit, md5deep, entre muitas outras.

Uma lista completa das ferramentas disponíveis no SystemRescueCD pode ser obtida em https://www.system-rescue-cd.org/System-tools.

Inicializando o SystemRescueCD

Após baixar a imagem .iso, grave-a em um CD ou prepare um pendrive bootável. Use essa mídia para efetuar boot no sistema que deve ter os arquivos acessados e recuperados. Você verá a seguinte tela ao inicializar a mídia:

Recuperando arquivos do Windows com SystemRescueCD

Escolha a opção desejada para a inicialização do sistema. Vou utilizar a opção padrão, que é 1) SystemRescueCd: default boot options. Selecione-a e pressione enter no teclado para carregar o sistema na memória. Aguarde enquanto o sistema é inicializado.

Após alguns instantes você deverá escolher o mapa de teclas a ser usado pelo sistema. Escolha a opção br-a digitando o número 4 e pressionando enter para selecionar o teclado português brasileiro.

SystemRescueCD - Escolhendo o teclado

Aguarde enquanto o sistema prossegue com o carregamento dos arquivos para a memória do computador.

Veja a seguir a tela do SystemRescueCD após o término de sua inicialização:

Usando o SystemRescueCD (Gentoo Linux) para recuperar arquivos no Windows

Caso você deseje carregar a interface gráfica, digite o comando startx e pressione enter. Isso não será necessário neste tutorial, pois vamos utilizar apenas a linha de comandos.

Vamos aos procedimentos para detectar e montar as partições Windows e copiar os arquivos desejados para outro lugar.

Detectando e Montando partições NTFS

Siga os procedimentos abaixo para detectar as partições Windows e montá-las:

1 – Criar um diretório no Linux para ser o ponto de montagem de uma partição. O sistema inicializou no diretório /root, e irei criar um diretório de nome arquivos nesse local:

mkdir arquivos

2 – Visualize as partições existentes no computador:

fdisk -l

Serão mostradas todas as partições existentes na máquina, incluindo as partições Windows disponíveis. Descubra o nome do arquivo de dispositivo da partição que deseja acessar para copiar dados (geralmente é a partição de maior tamanho).

3 – Montar a partição desejada em um diretório para que seja possível acessá-la. Vamos montar a partição no diretório criado, /root/arquivos, com o uso do comando mount. Suponha que a partição alvo é a /dev/sda2, padrão do Windows (sistema de arquivos NTFS):

mount -t ntfs  /dev/sda2  /root/arquivos

Caso prefira montar a partição com permissões de leitura e escrita também, use o comando a seguir em vez do mount:

ntfs-3g /dev/sda2 /root/arquivos

4 – Verificar se a partição foi montada corretamente:
df -h

A partição recém-montada deve aparecer no final da listagem, com seu ponto de montagem indicado.

5 – Entrar na partição (equivale a entrar no drive C:\ do Windows):
cd /root/arquivos

6 – Visualizar o conteúdo da partição ou de uma pasta:
ls

Veja a listagem de arquivos de meu drive C:\ na figura abaixo:

Sistema NTFS montado com permissões de leitura e gravação no Linux

Agora basta navegar até os diretórios desejados para acessar os arquivos e eventualmente copiá-los para outro local, fora do disco.

Montando uma unidade externa (pendrive ou HD externo):

Conecte ao computador um HD externo ou pendrive de capacidade suficiente para receber os arquivos que serão copiados do sistema Windows defeituoso, e então execute a sequência de passos abaixo:

1. Criar um diretório para efetuar a montagem da unidade – por exemplo, de nome “backup” (sem as aspas):
mkdir /root/backup

2. Descobrir o arquivo de dispositivo da unidade para que seja possível montá-la:

fdisk -l

No meu exemplo, o HD externo foi reconhecido como unidade /dev/sdf1.

3. Montá-la com comando mount no modo leitura/gravação (supondo que o HD / pendrive esteja formatado como FAT32 ou exFAT) e seja montado no diretório /root/backup):

mount  /dev/sdf1  /root/backup -o  umask=000

Se estiver formatado como NTFS, você pode usar o comando ntfs.3g para ter permissão de acesso total:

ntfs-3g /dev/sdf1 /root/backup

Após montar a unidade no PC, o próximo passo é copiar os arquivos desejados do disco rígido interno para o externo.

Copiando arquivos da partição Windows montada para o HD externo ou pendrive

Vamos copiar os arquivos do computador problemático para o HD externo / pendrive montado usando o comando cp. Primeiramente, navegue até o diretório onde se encontram os arquivos que se deseja salvar, e então emita o comando a seguir no console:

cp -rfa . /root/backup/

Obs: o ponto . representa o diretório atual ou seja, onde você está no momento.

Aguarde enquanto a cópia dos arquivos é realizada. Esse processo pode levar de alguns segundos a várias horas, dependendo da quantidade de arquivos a copiar. Repita-o para cada local distinto do disco que deseja salvar – ou simplesmente copie o HD inteiro, se preferir.

Desmontando as unidades do computador

Após terminar o processo de cópia de arquivos, desmonte as unidades montadas com os comandos a seguir:

umount /root/arquivos

umount /dev/backup

Altere os caminhos de acordo com os nomes dos diretórios que você criou para realizar a montagem das unidades, se por acaso tiver usado nomes diferentes dos utilizados aqui no artigo. Após desmontar as unidades, desconecte seu HD externo ou pendrive, e então o computador estará pronto para sofrer algum tipo de manutenção mais profunda, como por exemplo particionamento, formatação e reinstalação do sistema operacional.

É isso aí! NO próximo tutorial vamos explorar algumas outras ferramentas presentes no SystemRescueCD. Até mais!

Sobre Fábio dos Reis (1324 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*