O que é um UAV – Unmanned Aerial Vehicle
O que é um UAV
“UAV” é uma sigla que significa “Unmanned Aerial Vehicle“, ou, em português, Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT). Trata-se de um tipo de aeronave que não possui um piloto a bordo para guiá-la. Esse tipo de equipamento é controlado remotamente – ou seja, pilotado a partir de uma estação terrestre. Em alguns casos, seu voo é totalmente autônomo, por meio do emprego de planos de voo pré-programados ou ainda sistemas de controle mais complexos.
De forma bem técnica, todo UAV é um drone, mas nem todo drone é um UAV. Atualmente, podemos usar ambos os termos de forma intercambiável, sendo que o termo “drone” é muito mais popular devido ao seu emprego na mídia, em filmes, na TV, etc.; já o termo UAV é mais empregado pelas Forças Armadas.
Porém, especialistas na indústria postulam que os UAVs precisam especificamente possuir capacidade de voo autônomo, mas os drones não.
Um outro termo muito comum associado a estas tecnologias é o acrônimo UAS – Unmanned Aircraft Systems (Sistemas de Aeronave Não-Tripuladas), que se refere ao conjunto formado pelo UAV ou drone mais a pessoa que controla o voo e o sistema que conecta ambos. Assim, temos que o UAV é uma parte de um UAS.
Os UAVs foram desenvolvidos a princípio para aplicações militares e atualmente são amplamente empregados em tarefas de reconhecimento, vigilância ou ataque. Já os drones encontram múltiplas aplicações no mundo civil, como fotografia aérea, entrega de mercadorias, vigilância, entretenimento, e muitas outras.
Pequeno histórico dos UAVs
1792 – A forma mais antiga de UAVs existiu na forma de balões. Os irmãos Montgolfier, na França, foram os primeiros a realizarem experimentos com balões e a enviar aerostatos não tripulados em preparação para voos tripulados. Durante a Guerra Civil Americana (1861 – 1865), o exército da União lançou balões não-tripulados contendo dispositivos incendiários para causar incêndios nas linhas de batalha dos Confederados.
1918 – A empresa Dayton-Wright Airplane Co. constrói o Torpedo Aéreo Kettering, contando com Orville Wright (dos irmãos Wright) como consultor, além de Elmer Ambrose Sperry como designer dos sistemas de controle e orientação. Uma vez lançado, um pequeno giroscópio a bordo guia a aeronave até seu destino usando um sistema vácuo/pneumático, um sistema elétrico e um altímetro/barômetro aneroide.
1942 – Uma aeronave Interstate BQ-4/TDR, carregando uma câmera a bordo é guiada com sucesso até um navio alvo a partir de uma aeronave de controla, a 50 km de distância.
1951 – O UAV Ryan Firebee é projetado para ser um alvo de artilharia movido a jato. Ele evolui para um sistema de vigilância não-tripulado nos anos 1960, sendo rebatizado como AQM-34, e realizando mais de 34.000 missões ISR sobre o sudeste asiático durante a guerra do Vietnã.
1983 – O BQM1BR foi o primeiro UAV fabricado no Brasil, pela CBT (Companhia Brasileira de Tratores), sendo um dispositivo de propulsão a jato, para emprego como alvo aéreo.
1989 – Abraham Karem, na General Atomics apresenta o UAV Gnat 750. Equipado com câmeras de vídeo, ele realiza missões de reconhecimento aéreo sobre a Bósnia, sendo controlado do solo por pessoal na Albânia. Este UAV é precursor do famoso RQ-1/MQ-1 Predator, e suas variantes.
1998 – O Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, inicialmente projetado pela empresa Ryan Aeronautical, fornece uma ampla visão geral – de grande altitude – e vigilância persistente usando um radar de abertura sintética de alta resolução (SAR) e sensores infravermelhos / eletro-ópticos de longo alcance.
2012 – A Lei de Reforma e Modernização da FAA de 2012 define o prazo de 30 de setembro de 2015 para que a agência estabeleça regulações permitindo o uso de UAVs comerciais no espaço aéreo dos Estados Unidos.
2014 – A BP (British Petroleum) obtém a primeira aprovação Federal para voar veículos aéreos não-tripulados sobre o território dos Estados Unidos, com propósitos comerciais. A fabricante de UAVs AeroVironment usa sua aeronave para inspecionar dutos da BP, estradas e equipamentos próximo à Baía de Prudhoe, no Alasca.
Referências
Stem Works – Microwave Journal – Outubro de 2014.
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