Curso de Eletrônica Digital – O que é uma Tabela-Verdade

O que é uma Tabela-Verdade

Tabela-verdade é uma tabela que descreve a saída de um circuito lógico em relação aos níveis lógicos presentes nas entradas do circuito. Uma tabela-verdade é composta por uma coluna para cada valor de entrada, e uma coluna final para os valores de saída computados, dependendo da operação lógica utilizada.
Veja a seguir uma tabela-verdade que representa um circuito lógico de duas entradas:

Circuito Lógico Representado:

Circuito Lógico - Tabela da Verdade

Na figura acima temos um circuito lógico, representado por u retângulo, que pode implementar qualquer função lógica. Esse circuito possui duas entradas, A e B, e uma saída S. Os níveis lógicos na saída S dependem dos níveis nas entradas A e B, e podem ser listados com o uso de uma tabela-verdade.

Tabela-Verdade:

Tabela-Verdade de duas entradas - Eletrônica Digital

A tabela traz todas as combinações possíveis dos níveis lógicos nas entradas A e B, e mostra os níveis correspondentes na saída S. Por exemplo, quando A e B estão no nível lógico 0, a saída correspondente estará em nível 1.

Podemos criar tabelas-verdade para qualquer número de entradas, e o valor da saída S depende do circuito lógico analisado na tabela.
Na tabela mostrada anteriormente, temos duas entradas e quatro linhas; para uma tabela de três entradas, teremos oito linhas. O número de combinações das entradas será igual a 2n para uma tabela-verdade de n entradas. Desta forma, uma tabela com, digamos, 5 entradas terá no total 25 linhas = 32 linhas. Da mesma forma, uma tabela com 4 entradas terá no total 24 linhas = 16 linhas, ou combinações possíveis de valores.
Também devemos escrever a os valores  das entradas em uma seqüência binária, o que simplifica a criação da tabela e permite evitar problemas, como o de encontrar uma combinação em particular em uma tabela grande.

Veja a seguir exemplos de tabelas-verdade de três e de quatro entradas:

Tabela para circuito de três entradas:

Tabela-verdade e circuito lógico de 3 entradas

Tabela para circuito de quatro entradas:

Tabela-verdade de quatro entradas - Lógica Digital

Questões:

1.) Qual o valor da saída na tabela mostrada anteriormente (de 4 entradas) quando as entradas A e C possuírem nível lógico igual a 1, e as entradas B e D estiverem em nível lógico igual a 0?

2.) Quantas linhas terá uma tabela-verdade utilizada para representar um circuito digital de sete entradas?

Respostas:

1.) Nível lógico 1

2.) 27 = 128 linhas

Usaremos as tabelas-verdade nas próximas lições para mostrar a operação de vários tipos de circuitos lógicos (portas lógicas).

Sobre Fábio dos Reis (1298 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

2 Comentários em Curso de Eletrônica Digital – O que é uma Tabela-Verdade

  1. Júlio Manuel // 22/02/2017 em 5:35 // Responder

    Gostei bastante.gostaria fazer um teste na placa de ensaio, pode ser?
    Obrigado

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Curso de PHP com MySQL - Operadores Lógicos e Relacionais

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*