Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

O que são Sensores

O que é um Sensor - Eletrônica

O que é um Sensor

Um Sensor em Eletrônica é um dispositivo que capta e converte um fenômeno físico, como temperatura, umidade ou luminosidade, em um sinal elétrico. Desta forma, os sensores fazem parte da interface entre o mundo físico e o mundo dos dispositivos eletrônicos, como os computadores e redes de dados.

Geralmente, a saída obtida em um sensor é uma grandeza elétrica como uma pequena tensão, corrente ou ainda uma alteração em um valor de resistência elétrica, que é enviada a um circuito eletrônico para processamento, sendo muito comum o uso de microcontroladores para esse fim.

Existem inúmeros formatos de sensores disponíveis, sem que, no entanto, haja uma padronização sobre suas especificações. Assim, vamos encontrar uma grande quantidade de interpretações dos parâmetros técnicos dos sensores, o que pode até mesmo se tornar confuso.

Por conta disso, é muito importante ler e saber interpretar o datasheet de um sensor, de modo a poder extrair dele o máximo de performance e funcionalidade.

Um Datasheet é uma ficha técnica – um documento – que traz toda a especificação de funcionamento de um dispositivo eletrônico. Na verdade, quase toda informação – sempre há algum dado ausente; mas, mesmo assim, é o documento mais importante e prontamente disponível que você deve consultar ao projetar uma aplicação que utilize um sensor.

A seguir vamos explicar algumas das características de sensores mais comuns encontradas em datasheets.

Características dos Sensores

A terminologia que define as características dos sensores pode ser um pouco confusa, e aqui definimos algumas das mais importantes a seguir:

Existem muitas outras características em um sensor, que podem variar dependendo do tipo de sensor considerado, como Resposta Espectral, Dissipação de Potência, Temperatura de Armazenamento, Ângulo de Medição, Tolerância à ESD, etc.

Precisão e Acurácia

Dois conceitos muito importantes para levarmos em consideração ao escolher um sensor para aplicação em um projeto são os conceitos de Precisão e Acurácia, que podem trazer certa confusão caso não sejam compreendidos corretamente.

Precisão diz respeito à quantidade de dígitos obtidos no valor que um sensor retorna em uma medida. Por exemplo, suponha um sensor A que consiga retornar valores com três casas decimais, e um sensor B que consiga retorna valores com até oito casas decimais; claramente o sensor B possui maior precisão. Mas isso não significa que a leitura seja 100% correta.

A Acurácia diz respeito à veracidade do valor medido. Por exemplo, um sensor pode retornar uma medida de temperatura em um recinto mostrando o valor de 25,78956ºC, quando na verdade a temperatura é de 27ºC; um segundo sensor, que retorne a temperatura de 26,2ºC é mais acurado, pois o valor retornado é mais próximo do valor real da temperatura – mesmo o primeiro sensor sendo mais preciso (cinco casas decimais contra apenas uma do segundo sensor).

Aplicações dos Sensores

Sensores eletrônicos encontram aplicação em praticamente todas as áreas do conhecimento, como na Medicina, Engenharia, Controle de Tráfego, Segurança, Telecomunicações e muitas outras. Algumas aplicações típicas para os sensores são as seguintes:

E muitas outras. Novas aplicações continuam a surgir constantemente, incluindo sistemas sensorizados para projetos de Internet das Coisas (IoT), Smart Cities (Cidades Inteligentes), Automação Industrial, Gerenciamento de Resíduos e Controle de Tráfego, por exemplo.

Limitações dos Sensores

Existem algumas limitações técnicas que podem dificultar as medidas realizadas com um sensor. Entre elas podemos citar as seguintes:

Tipos de Sensores

Existem inúmeros tipos de sensores disponíveis atualmente, que permitem medições das mais variadas grandezas físicas. E esta é uma das formas mais tradicionais de classificá-los – de acordo com a propriedade física que o sensor é projetado para medir. A tabela a seguir mostra alguns dos tipos de sensores mais comuns com exemplos de dispositivos:

Categoria do Sensor Finalidade Exemplos de Dispositivos
Temperatura Detectam a quantidade de calor em meios distintos, usando diversas técnicas. Termoacoplador
Termistores NTC / PTC
Termômetro Infravermelho
Luminosidade / Ópticos Detectam a presença ou variação da quantidade de luz que incide sobre o sensor. LDR
Fotodiodos
Fototransistores
Células Solares
LTV (Light-to-Voltage)
Encoder Óptico
Pressão Detectam uma força aplicada sobre o dispositivo. Sensor Piezoresistivo
Transdutor Capacitivo
Potenciômetro de Pressão
Aceleração Detectam mudanças no movimento físico do sensor Acelerômetro
Inclinômetro
Giroscópio
Sensor de Vibração
Sensor de Tilt
Distância / Proximidade Detectam e respondem a movimento que ocorre fora do dispositivo, mas dentro de uma área de alcance. Ultrassônico
Óptico Reflexivo
PIR (Passive Infrared)
Proximidade Indutivo ou Capacitivo
Reed Switch
Sonoro Detectam e medem a presença de sons nas faixas audível ou inaudível. Microfone de Áudio
Substâncias (Meio) Detectam e respondem à presença de uma substância física no sensor Gás (Hidrogênio, Oxigênio, Butano, Álcool, etc).
Fumaça
Poeira
Umidade
Nível de Água
Imagem / Câmera Detectam uma imagem e a transformam em um sinal digital (ou analógico) CCD
Sensor CMOS
Magnético Detectam e respondem quando na presença de um campo magnético Efeito Hall
Sensor Reed
Chaves Magnéticas
Outros Existem sensores para detecção de praticamente toda grandeza física, alguns com mais de uma função.

Sensor de Corrente Contínua
Sensor de Tensão
Tubo Geiger-Müller
GPS

E muitos outros. Dentro de cada categoria de sensor listada, mais de uma tecnologia de fabricação e operação pode ser utilizada. Por exemplo, um sensor de temperatura pode ser fabricado usando-se tecnologia de termoacopladores ou de termistores, ou seja, usando semicondutores ou materiais resistivos. O mesmo acontece com um sensor de luminosidade, que pode ser um Fotodiodo (semicondutor) ou um LDR (resistor).

A figura a seguir mostra alguns tipos de sensores comuns:

Diversos tipos de sensores

 

O site da Wikipedia em inglês traz uma lista (incompleta!) com centenas de tipos de sensores, categorizados.

Nos próximos tutoriais vamos explorar diversos tipos de sensores de forma mais aprofundada, estudando suas tecnologias, aplicações e limitações.

Quer aprender tudo sobre Eletrônica? Minha dica é o livro Eletrônica – Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos – 2ª Edição, de Gabriel Torres, que você pode adquirir em formato digital com preço promocional clicando na imagem a seguir:

 

Sair da versão mobile