Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

O que é Reatância Capacitiva

O que é a reatância capacitiva em eletrônica

O que é Reatância Capacitiva

Nesta lição vamos estudar uma característica muito importante dos capacitores: a Reatância Capacitiva.

Em um capacitor a quantidade de carga equivale à queda de tensão sobre o componente, multiplicada pela sua capacitância, ou seja, Q = CV. Em um circuito CA, as cargas se movem de um lado para outro a cada ciclo, e a taxa de movimento dessas cargas é proporcional à tensão elétrica, à capacitância e à frequência aplicadas. Se considerarmos os efeitos da capacitância e da frequência em conjunto, obtemos um efeito que é similar a uma resistência.
Porém, não é gerado calor (por dissipação), e por isso chamamos a essa resistência aparente à corrente alternada de reatância – no caso, reatância capacitiva – e não de resistência em si. Ainda assim, medimos a reatância em ohms, porém simbolizando-a por Xc.

A fórmula para cálculo da reatância capacitiva, levando em consideração as grandezas citadas, é a seguinte:

Nesta fórmula temos:

Às vezes usamos a letra ω (omega) no lugar de 2πf, e chamamos ω de frequência angular.

Analisando a fórmula nos deparamos com o seguinte fato: conforma a frequência f aumenta, Xc tende a zero, e o capacitor age como se fosse um curto em altas frequências, permitindo a passagem de corrente. E, quando a frequência tende a zero, a reatância Xc tende ao infinito, e o capacitor age então como se fosse um circuito aberto, impedindo assim a passagem de frequências baixas. Esse comportamento será importante na construção de filtros de passagem de sinais, conforme estudaremos em lição oportuna.

Exemplo

Vamos calcular a reatância de um capacitor de 220pF quando percorrido por uma corrente na frequência de 10 MHz.

Resolução:

Temos que C = 220pF = 220 x 10-12F, e f = 10MHz = 10 x 106 Hz. Assim:

Resumo da Reatância Capacitiva

No mundo real, os capacitores também apresentam um pouco de reatância indutiva. Abordaremos esse assunto em outra lição do curso.

Referências

Scherz P., Monk S. Practical Electronics for Inventors 3. Ed. Editora McGraw-Hill

Sair da versão mobile