Curso de Eletrônica – Switches e Pushbuttons
Switches e Pushbuttons
Um switch (chave / interruptor) é um dispositivo mecânico que completa (fecha) ou interrompe (abre) o caminho de corrente em um circuito.
Neste tutorial vamos estudar e classificar os switches e os pushbuttons, tipo especial de chave que é acionada com o pressionamento de um botão.
Switches – Conceitos importantes
Um switch é caracterizado pelo número de contatos (“poles”) e pelo número de conexões (throws) entre esses contatos. Os switches e botões de pressão possuem contatos móveis, que são partes metálicas que se movimentam quando a chave é acionada, realizando o trabalho de abrir ou fechar o circuito conectado ao dispositivo. Classificamos as chaves e botões de acordo com o número de contatos móveis, como segue:
- Single Pole (SP): Um contato móvel
- Double Pole (DP): Dois contatos móveis
Alguns dispositivos possuem mais de dois contatos móveis, e sua classificação segue o mesmo esquema apresentado. Ao descrevermos um switch, geralmente usamos o seguinte formato:
(número de contatos) P (número de conexões) T
Onde a letra P significa “poles” e a letra T significa “throws”. Por exemplo, um switch que possua um contato e feche uma conexão é representado como SPST, onde a letra S significa “single” (“único”). No geral, seguimos a seguinte convenção: quando o número de contatos ou de conexões é igual a 1, usamos a letra S de single; se o número de contatos ou de conexões for igual a 2, usamos a letra D de “double” (“duplo”). E, se o número de contatos ou de conexões for maior do que 2, usamos um número inteiro para representá-los. Assim, um switch de três contatos e três conexões seria representado como 3P6T (3 poles, 6 throws).
Outra característica importante é a forma como o contato elétrico é fechado no dispositivo. Se for fechado apenas em uma direção, chamaremos esse contato de Single Throw (ST), e se puder ser fechado em duas direções, o chamaremos de Double Throw (DT).
Tipos de Switches
Vejamos alguns tipos comuns de switches de acordo com a classificação apresentada:
1. Single Pole, Single Throw (SPST)
Este switch possui dois terminais com apenas um contato móvel, que só pode ser movido em uma direção para acionar o circuito.
2. Single-Pole, Double-Throw (SPDT)
Este switch possui três terminais, permitindo conectar um dos terminais a cada um dos outros dois, realizando uma conexão por vez; quando um lado está fechado, o outro está aberto, e vice-versa.
3. Double-Pole, Single-Throw (DPST)
Este interruptor possui quatro terminais, usados para conectar ou desconectar dois pares de conexões simultaneamente
4. Double-Pole, Double-Throw
Switch que possui seis terminais e consiste em um par de SPDT em um único dispositivo, sendo ambos acionados simultaneamente.
Comportamento ON-OFF (liga-Desliga)
Usamos os termos ON e OFF para indicar os estados possíveis de um switch. Com estes termos, podemos classificá-los de acordo com a forma como são acionados:
ON-OFF: Switch básico SPST (chave liga / desliga)
ON-ON: Switch básico SPDT (chave liga / liga)
Usamos parênteses ao descrevermos os switches que utilizam molas para retornar o dispositivo ao seu estado inicial após terem sido acionados:
(ON)-OFF ou OFF-(ON): Switch normalmente aberto, que retorna a essa posição quando o botão é solto. Também conhecido como FORM A. Esse tipo de switch age como se fosse um pushbutton comum (ver seção seguinte).
ON-(OFF) ou (OFF)-ON: Switch com mola de retorno cujo estado padrão é normalmente fechado (NC, normally closed), que se abre ao cessar o pressionamento da chave. Também conhecido como FORM B.
Pushbuttons
Um Pushbutton (botão de pressão) é uma chave que contém um botão que ao ser pressionado abre ou fecha os contatos do dispositivo, abrindo ou fechando o circuito onde ele está conectado.
É comum que um pushbutton possua ação de contato momentânea, o que significa que a conexão é aberta ou fechada apenas momentaneamente, enquanto o botão estiver sendo pressionado.
Esse tipo de chave pode ser Normalmente Fechada / NF (Normally Closed / NC), quando a conexão entre os contatos está estabelecida por padrão e é interrompida ao pressionamento do botão; ou então Normalmente Aberta / NA (Normally Open / NO), caso no qual a conexão é fechada (estabelecida) ao pressionarmos o botão.
1. Pushbutton normalmente aberto
NOPB (Normally Open Pushbutton), é um interruptor que fecha o circuito e deixa a corrente passar quando pressionado; ao soltar o botão, o circuito é interrompido novamente (daí o nome “normalmente aberto”)
2. Pushbutton normalmente fechado
NCPB (Normally Closed Pushbutton), botão que possui os contatos fechados por padrão (passa corrente), e quando pressionado interrompe o circuito, abrindo os contatos.
3. Pushbutton com Latch
Esse tipo de pushbutton é acionado ao ser pressionado uma vez, e quando pressionado uma segunda vez, volta a seu estado inicial. É muito empregado em lanternas, equipamentos de áudio e equipamentos automotivos, entre outras aplicações.
No próximo artigo apresentaremos outros tipos de switches e botões interruptores, tais como:
- Reed
- Microswitch
- DIP Switch
- Keypad
- Mercury-tilt
- Chave Rotativa
Até mais!
Olá, Fabio.
Gostaria de saber se posso usar pushbutton para fazer um seletor de cabos para dois gabinetes de falantes guitarra.
Para selecionar um ou outro gabinete.
Agradeço antecipadamente.