Como instalar o Arduino IDE no Ubuntu
Este artigo explica como obter, instalar e testar o software Arduino IDE no Ubuntu Linux (e outras distribuições baseadas em Debian).
Para baixar o software Arduino IDE acesse a página http://arduino.cc/en/Main/Software, role a página até a seção Arduino 1.0.6 e escolha a versão de seu sistema operacional. Para Linux temos opções para sistemas de 32 e 64 bits, em arquivos compactados com a extensão tgz. Neste artigo baixarei e instalarei a versão de 64 bits numa máquina com Ubuntu Linux. Porém, como o software do Arduino está disponível nos repositórios do Ubuntu, efetuarei a instalação pelo método mais simples – o bom e velho apt-get.
Para começar, conecte o Arduino (vamos tratar da versão Uno aqui, e os passos servem também para as versões Mega, Duemilanove e Nano) ao computador usando o cabo USB A – B. Verifique se o LED Power (PWR) acende no Arduino.
Verifique também se a placa foi reconhecida pelo Ubuntu emitindo o comando lsusb:
$ lsusb
Se sua placa foi reconhecida, proceda á instalação do software executando os comandos a seguir:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install arduino
Aguarde enquanto o apt baixa os pacotes e os instala em seu sistema.
Após o término da instalação, vamos configurar e testar o Arduino.
Configurando e Testando o Arduino:
Abra o IDE clicando no Lançador e digitando Arduino na caixa de pesquisa. Clique no ícone do pacote:
Recomendo também arrastar o ícone do Arduino para o lançador, a fim de facilitar a execução do IDE sempre que desejado:
É necessário adicionar seu usuário ao grupo “dialout” para que seja possível enviar código ao Arduíno. Clique em Add na caixa de diálogo que surge para executar essa operação:
Digite sua senha para autenticação e clique em Autenticar:
O IDE será aberto:
Primeiramente vamos selecionar nossa placa. Clique no menu Tools, submenu Board, e então selecione sua placa na lista suspensa. Em nosso caso, será o Arduino Uno:
Agora, vamos selecionar a porta de comunicação correta para que possamos enviar os programas para o Arduino. Clique no menu Tools, submenu Serial Port, e então selecione a porta COM (emulada) onde o Arduino está conectado. Provavelmente aparecerá uma única porta. Caso não seja possível selecionar uma porta (se a opção Serial Port aparecer em cinza), reinicie o sistema, e tente novamente.
Antes de reiniciar o sistema:
Após reiniciar o sistema:
Veja que apareceu a porta /dev/ttyACM0. Agora nosso Arduino está configurado corretamente, e podemos passar ao teste carregando um projeto no microcontrolador.
Carregando um projeto
Clique em File -> Examples -> 01.Basics -> Blink. Será aberta uma nova janela com o código do programa. Dê uma olhada no código e vamos alterá-lo, pois na verdade esse programa já está carregado, por padrão, na placa do Arduino – por isso há um LED amarelo piscando nela!
Altere o código da seção loop() para ficar assim:
void loop() { digitalWrite(13, HIGH); // turn the LED on (HIGH is the voltage level) delay(2000); // wait for a second digitalWrite(13, LOW); // turn the LED off by making the voltage LOW delay(500); // wait for a second }
Alteramos o tempo no qual o LED fica aceso e apagado, respectivamente para 2 segundos e meio segundo.
Após alterar o código, clique no botão Upload para compilar o programa e enviá-lo para a placa:
Verifique a mensagem de confirmação de envio no rodapé da janela:
Feito! Agora olhe na placa e verifique que o LED amarelo pisca a intervalos de 2 segundos aceso e 0.5 segundo apagado:
Software e drivers instalados com sucesso no Ubuntu Linux!!!
Nos próximos artigos, começaremos a aprender a criar projetos para o Arduino.