Conheça o Lilypad Arduino, placa para projetos de wearables

Lilypad Arduino

Lilypad Arduino O Arduino Lilypad é uma placa de desenvolvimento que pode ser utilizada em projetos de Wearables - computação vestível - sendo possível costurá-la em roupas e tecidos diversos e programá-la para interagir com o ambiente, conectando-se a sensores, LEDs e outros dispositivos eletrônicos. O Lilypad pode ser programado normalmente usando-se a IDE do Arduino, porém é necessário utilizar um módulo FTDI para realizar a conexão da placa à interface USB do computador. Ele é alimentado por baterias, suportando valores de tensão entre 2,7 e 5,5V, e pode ser conectado a vários tipos de sensores e atuadores, muitos dos quais também possuem sua versão para wearables, tendo formato diminuto e orifícios para linha de costura. Na figura a seguir podemos ver um módulo de LED para computação vestível:
Módulo de LED para Arduino Lilypad - Wearables

Módulo de LED para Arduino Lilypad. Fonte: Ali Express

Existe um tipo especial de linha para costura do Lilypad e seus módulos que é condutiva (conductive thread), que pode agir como fios de ligação em um circuito convencional, além de prender as placas no tecido. Desta forma, é possível construir circuitos completos usando a placa do Arduino Lilypad, os módulos adicionais e a linha condutiva.
Lilypad Arduino - parte posterior

Vista posterior da placa Lilypad Arduino

Existem muito projetos interessantes desenvolvidos para o Lilypad, que incluem seu uso em roupas (camisas, calças, jaquetas), bonés, mochilas, tênis, relógios de pulso e muitos outros. Neste sentido, é também muito empregado em projetos artísticos, no qual a roupa do artista permite a interação controlada com o ambiente, seja na forma de luz, som ou movimento. Um ponto interessante da placa é que, de acordo com o site oficial, é possível lavá-la, sendo recomendada a lavagem à mão com um detergente neutro, e secagem natural - obviamente, removendo-se primeiro a fonte de energia (baterias). Não se deve utilizar máquina de lavar nem secadora de roupas, sob risco de danificar a placa.
Tamanho comparativo da placa Arduino Lilypad

Tamanho comparativo da placa Arduino Lilypad

Características técnicas:

Microcontrolador ATmega168V ou ATmega328V
Clock 8 MHz
Tensão de operação 2,7 a 5,5V
Tensão de entrada 2,7 a 5,5V
Pinos digitais de E/S (I/O) 14
Canais de entrada analógicos 6
Canais PWM 6
Corrente DC por pino de E/S 40mA
Memória flash 16kB, sendo 2kB utilizados pelo bootloader
SRAM 1kB
EEPROM 512 bytes
O vídeo a seguir mostra alguns projetos realizados com o Lilypad Arduino (do canal do YouTube de Leah Buechley, que é a desenvolvedora da plataforma): Em breve vamos publicar alguns projetos aqui no blog da Bóson Treinamentos, fique ligado!
Sobre Fábio dos Reis (1118 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*