Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Arduino – Conhecendo os Shields

Shields no Arduino

Shields para Arduino

No artigo anterior falamos sobre as Bibliotecas no Arduino, que podem ser utilizadas para expandir a funcionalidade das placas. Agora vamos explorar os Shields, que são uma outra forma de aumentar as funções que um Arduino pode desempenhar – porém, desta vez, usando dispositivos de hardware.

Suponha que você queira controlar seu Arduino remotamente, usando uma conexão WiFi, Bluetooth ou XBee. Como proceder nestes casos, já que as placas do Arduino (e seus clones) não possuem essas funcionalidades? Neste caso, lançamos mão dos Shields – placas de hardware que podem ser plugadas no Arduino, contendo circuitos eletrônicos que permitem desempenhar as funções citadas, e muitas outras, dependendo da placa. É até possível empilhar shields uns sobre os outros, pois muitos deles possuem seus próprios conectores iguais aos do Arduino, de modo que é possível acrescentar mais de uma funcionalidade simultânea à sua placa.

Frequentemente, um shield necessita de bibliotecas de software específicas para funcionar corretamente, e você deve instalá-las no IDE do Arduino, baixando-as do website do fabricante do Shield. Algumas inclusive estão presentes como bibliotecas padrão do Arduino.

Você pode adquirir os shields prontos para usar, ou na forma de kits para montagem, caso no qual você mesmo monta e solda os conectores e outros componentes na placa do shield, o que geralmente barateia seu preço. Ou ainda, se você tiver conhecimentos adequados de eletrônica, pode até mesmo criar seus próprios shields a partir do zero, de modo a acrescentar a funcionalidade que bem entender a seu Arduino.

A seguir apresento uma lista (não completa) com os shields mais comuns usados em projetos envolvendo Arduinos:

Motor Shield ComMotion da Sparkfun para Arduino (Imagem: Sparkfun)

Abaixo um shield de motor Duinopeak, que permite controlar 2 motores de passo e 4 motores DC:

Motor Shield Duinopeak (Imagem: DX.com)

Vista lateral do shield: note o comprimento dos pinos inferiores, usados para conectar a placa sobre o Arduino:

Motor Shield Duinopeak Vista Lateral (Imagem: DX.com)

E veja o Duinopeak com vários motores conectados:

Motor Shield Duinopeak com motores conectados. Note que o shield está conectado sobre o Arduino (na verdade, empilhado sobre outro shield ainda) (Imagem: DX.com)

Shield Ethernet. Ele possui um soquete microSD integrado, que permite gravar dados se desejado. (Imagem: DX.com)

Esse shield é baseado no chip Ethernet Wiznet W5100, suportado pela biblioteca oficial do Arduino.

Shield WiFi da Sparkfun – Módulo CC3000 (Imagem: Sparkfun)

E abaixo um shield WiFi da ElecFreaks:

Shield WiFi da ElecFreaks com chip WizFi210 (Imagem: ElecFreaks)

Shield USB Host Keyes para Arduino (Imagem: DX.com)

E a seguir, outro exemplo de shield USB, da Duinopeak:

Shield USB Host Duinopeak para Arduino (Imagem: DX.com)

Proto Shield da Adafruit (Imagem: Adafruit)

Shield para cartão SD Maker Studio (Imagem: DX.com)

Shield MP3 da Adafruit (Imagem: Adafruit)

Shield LCD para Arduino (Imagem: ElecFreaks)

Usando um Shield

Para utilizar um shield basta conectá-lo sobre a placa do Arduino, efetuar as conexões elétricas necessárias com outros componentes, importar sua biblioteca, e escrever o programa (sketch). Veja na figura a seguir um shield Bluetooth da Adafruit conectado sobre um Arduino Uno:

Shield Adafruit Bluetooth Bluefruit EZ-Link (Imagem: Adafruit)

Veja que o shield se encaixa perfeitamente sobre a placa do Arduino, e há a possibilidade de soldarmos conectores no shield para que seja possível expandir as conexões para os pinos do Arduino abaixo. Muitos shields já vem com os pinos soldados, bastando então efetuar conexões como necessário para o projeto. Desta forma, é possível inclusive empilhar shields um sobre o outro, expandindo bastante as funcionalidades da placa. A figura a seguir mostra dois shields empilhados sobre uma placa:

Shields empilhados (Imagem: Wikimedia Commons)

Vimos neste artigo diversos shields que podem ser usados em conjunto com um Arduino; existem muitos outros disponíveis. Em nossos projetos com Arduino iremos explorar de forma mais aprofundada esses e outros shields, conhecendo suas peculiaridades e o modo de escrever código para usá-los.

Muitas informações extras podem ser obridas no website www.shieldlist.org/, um banco de dados online com mais de 500 shields diferentes listados.

Sair da versão mobile