ROSA Linux Marathon – Apresentação e Instalação

ROSA Linux Marathon – Apresentação e Instalação

Sobre Fábio dos Reis (1298 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

3 Comentários em ROSA Linux Marathon – Apresentação e Instalação

  1. Uma pergunta, eu instalei o Rosa Linux via Pendrive, esta ocupando 14 gigas de espaço, estive dando uma olhada e vi que há um arquivo na raiz do sistema com o nome de swap com o tamanho de mais de 5 gigas , gostaria de saber o porque ?, poderia me responder, obs. já tentei deleta-lo pelo próprio sistema mas aparece a msg. operação não permitida o display da pasta : -rw-rw-r– 1 root root 5160566784 Jan 26 15:10 swap
    Obs. sistema instalado é o Rosa Desktop Fresh R8 release 2014.1
    Obrigado, Reinaldo Lima

    • Olá Reinaldo!
      O arquivo de swap é o arquivo de troca do sistema, ou memória virtual. Não o apague, ele é importante para o correto funcionamento do sistema operacional, em algumas ocasiões. Já tive, por exemplo, de acrescentar mais espaço de swap para poder realizar a instalação de determinados softwares, como o banco de dados Oracle Database.

      • Boa tarde Fábio, descobri o que estava acontecendo, no fstab não estava assinalada a partição do swap e aí o sistema criou um /swap no sistema raiz, e aí já sabe né comeu mais de 5 gigas a toa da partição do sistema, fui no fstab a assinalei a partição do swap e aí ficou tudo ok, pude deletar o arquivo com o nome de swap .
        Valeu, obrigado.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*