ReactOS – Apresentação e Instalação

Sistema Operacional ReactOS - Logo

Apresentação e Instalação do sistema operacional ReactOS

O ReactOS é um sistema operacional de código aberto (open source) licenciado sob a GNU GPL – portanto, software livre. Trata-se de um sistema cujo objetivo é ser 100% compatível em código binário com programas e drivers de dispositivos escritos para o sistema operacional Windows. Desta forma, usuários acostumados com o Windows poderiam migrar para o ReactOS de forma extremamente simples e suave – praticamente sem perceber diferença alguma no uso do sistema.

O desenvolvimento do projeto se iniciou em 1996, sendo à época um clone do Windows 95, e atualmente está em estágio de software Alfa, com diversas características ainda a desenvolver, porém com muitas aplicações para Windows já rodando sem problemas, com o Adobe Reader e o OpenOffice, sendo recomendada para que desenvolvedores efetuem avaliações do software e realizem testes.

Neste tutorial vamos mostrar como baixar e instalar o ReactOS – que será uma tarefa bem simples para todos que jpa tenham instalado alguma versão do Windows mais antiga, como o Windows Server 2003 ou o Windows 2000 Professional.

Instalação do ReactOS

Para instalar o ReactOS você só precisa de um computador com 500MB de espaço livre em HD (mais espaço se pretende instalar programas adicionais) e 96 MB de memória RAM (idem). O sistema pode ser obtido a partir do endereço www.reactos.org. Na página inicial, clique no botão “Download BootCD” para baixar a imagem iso de instalação do sistema:

01-ReactOS-Website

 

Será exibida uma janela para doação de uma quantia afim de ajudar no desenvolvimento do projeto. Caso queira colaborar, basta entrar com a quantia desejada e clicar em “Donate now“. Se não quiser doar no momento, simplesmente clique no link “No, thanks. Let´s proceed with the download” para prosseguir:

02-ReactOS-Website-Download

 

Após baixar o sistema, vamos proceder à sua instalação. Você pode usar uma máquina virtual para testá-lo, ou instalar diretamente em um PC usando um CD ou DVD. Após iniciar a imagem, você verá a imagem mostrada na figura a seguir, onde você deve escolher o idioma a ser utilizado durante a instalação (no caso, Portuguese (Brazil)). Pressione Enter para prosseguir:

Idioma para instalação do ReactOS

 

A tela seguinte é uma tela de Boas-vindas do instalador do ReactOS. Leia as mensagens na tela, e pressione Enter para prosseguir:

04-ReactOS-Instalação

 

E pressione Enter novamente na próxima tela, que informa que o instalador suporta somente o sistema de arquivos FAT no momento:

05-ReactOS-Instalação

 

Na próxima tela você será informado sobre as configurações de dispositivos atuais. Você pode alterar essas configurações selecionando-as com as setas de direção e pressionando Enter para entrar em cada opção. Por exemplo, eu alterei o layout do teclado (“Leiaute teclado”) para Portuguese (Brazilian ABNT2). Após realizar as alterações desejada, pressione Enter para prosseguir.

06-ReactOS-Instalação-Teclado

 

Agora você deve selecionar o espaço em disco que deverá ser particionado e posteriormente formatado, para que o sistema possa ser instalado. Provavelmente, aparecerá um espaço não-particionado que corresponde à totalidade do espaço em seu disco rígido. Selecione-o e pressione Enter para que seja criada automaticamente uma partição para o ReactOS. Se preferir, você pode criar outros esquemas de particionamento usando as opções apresentadas na tela (P para partição primária, E para partição estendida e L para criar uma unidade lógica).

Particionamento de disco para instalação do ReactOS

 

Partição criada. Agora ela será formatada, e para isso, basta pressionar Enter em qualquer uma das duas opções mostradas – notando que a primeira opção é mais rápida, e que o sistema será formatado em FAT.

Formatar disco para instalar o ReactOS

 

Pressione Enter novamente para confirmar a formatação da partição criada:

09-ReactOS-Instalação-Formatar-Confirmar

 

Após o término da formatação, pressione Enter para que a instalação do ReactOS seja iniciada. Não é necessário alterar o diretório padrão de instalação do sistema, que é o \ReactOS.

10-ReactOS-Instalar

 

Aguarde enquanto a cópia dos arquivos é realizada. O processo costuma ser bem rápido, durando no máximo uns poucos minutos.

Aguardando a instalação do ReactOS

 

Após o término da cópia dos arquivos, será perguntado se você deseja instalar um gerenciador de inicialização no disco rígido. Selecione a primeira opção (que contém o item MBR) e pressione Enter:

12-ReactOS-Gerenciador-Inicialização

 

Os componentes básicos do ReactOS foram instalados nesse ponto. Reinicie o sistema para prosseguir com sua configuração, não se esquecendo de remover o CD ou DVD do drive antes.

13-ReactOS-Reiniciar

 

Pressione Enter para inicializar o sistema, ou apenas aguarde alguns segundos:

Inicializando o sistema operacional ReactOS

 

Aguarde enquanto o sistema instala dispositivos de hardware:

15-ReactOS-Instalar-Dispositivos

 

Será aberta uma janela do assistende de instalação do ReactOS. Clique no botão Avançar para continuar:

16-ReactOS-Assistente-Instalação

 

Verifique o conteúdo da tela de Agradecimentos e clique em Avançar:

17-ReactOS-Agradecimentos

 

Agora será exibida a tela de Configurações Regionais, onde você poderá ajustar a localidade do sistema e o layout do teclado. Clique nos botões Personalizar respectivos e realize as configurações conforme desejado:

Configurações Regionais no sistema ReactOS

 

Por exemplo, eu clique no botão Personalizar para alterar o layout do teclado, e ajustei o item “Portuguese (Brazil)” para o layout Português (Brasil ABNT2), além de defini-lo como padrão. Clique em OK e então em Avançar ao voltar para a tela anterior.

Configurando Layout de Teclado no ReactOS

Na tela “Personalize seu Software” digite seu nome e sua organização, e clique em Avançar:

 

20-ReactOS-Nome-Empresa

 

Na tela seguinte você poderá configurar uma senha para o usuário Administrador, além de escolher um nome para o computador (hostname). Clique em Avançar após efetuar essas configurações:

Nome do Computador e Senha do Administrador no ReactOS

 

Verifique se a data e hora estão corretas, além do fuso horário, e clique novamente em Avançar:

Configurando Data, Hora e Fuso Horário no ReactOS

 

Na tela “Network Settings” você poderá escolher se deseja utilizar configurações típicas ou personalizadas para a rede. A opção mais comum é Typical Settings (Configurações Típicas). Clique em Avançar.

23-ReactOS-Configurações-Rede

 

Na próxima tela você deve escolher se o computador fará parte de um domínio do Windows ou simplesmente de uma rede Workgroup. Digite na caixa de texto correspondente a informação necessária (para rede workgroup, apenas a palavra “WORKGROUP”; para um domínio, o nome de domínio de sua rede). Clique em Avançar:

Escolher Domínio ou Workgroup no ReactOS

 

Clique no botão Finalizar para encerrar a instalação do ReactOS em seu computador.

25-ReactOS-Finalizando-Instalação

 

Pode ser que uma tela de assistente de instalação de hardware seja exibida neste ponto. Você poderá optar por deixar o sistema instalar os drivers faltantes automaticamente, ou poderá fornecer um driver a partir de um local específico, com um CD/DVD ou uma pasta. Clique em Avançar para continuar, e espere a finalização da instalação do driver.

Instalando drivers de dispositivos no ReactOS

 

Finalmente, o sistema está instalado e configurado, e pronto para uso. Veja na figura a seguir a área de trabalho do ReactOS:

ReactOS - Sistema Operacional Instalado

 

Para acessar os programas instalados no sistema, clique no Menu Iniciar -> Programas, e você encontrará programas e pastas de forma muito similar ao que encontraria em uma máquina com Windows.

28-ReactOS-Programas

É isso aí! Agora é só explorar o sistema. No próximo tutorial vamos mostrar como instalar programas para Windows em seu ReactOS. Até mais!

 

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*