KaOS Linux – Apresentação e Instalação

KaOS Linux – Apresentação e Instalação

A distribuição Linux KaOS é uma distro independente criada nos EUA que objetiva o uso do Linux em desktops, trazendo diversas características peculiares, como por exemplo:

  • Ambiente de Desktop KDE Plasma 5
  • Toolkit Qt e aplicações desenvolvidas nele
  • Repositório dividido em três grupos: Core, Main e Apps, consistindo respectivamente nos repositórios do sistema, bibliotecas / drivers e pacotes e ferramentas usadas pelos usuários.
  • Pacote de escritórios Calligra
  • Edição apenas em 64 bits
  • Gerenciador de pacotes pacman

O site oficial do projeto é o http://kaosx.us/, e as imagens para instalação podem ser obtidas em http://kaosx.us/download/, ou ainda clicando diretamente nos links abaixo:

KaOS ISO (Sourceforge)

KaoS – Download via torrent

Após efetuar o download da imagem do sistema, vamos proceder à instalação do KaOS seguindo as instruções a seguir:

Instalando o KaOS Linux

Inicialize o computador com o DVD de instalação do drive para abrir o instalador do sistema. Será exibida a tela de boas-vindas a seguir:

KaOS Linux - Instalação

Na tela seguinte escolha a opção Start KaOS Live e pressione enter no teclado para iniciar o sistema live:

KaOS Linux - Boot Live

Aguarde enquanto o sistema é inicializado:

KaOS Linux - inicializando

Após a inicialização do sistema, será apresentada a tela a seguir, onde você pode escolher entre instalar o sistema, ler o guia, trabalhar com as senhas, visualizar a lista de pacotes disponível ou ainda entrar no fórum. Clique na opção Install KaOS para iniciar o instalador do sistema:

KaOS Linux - Escolher modo de instalação

Na tela de boas-vindas do instalador selecione o idioma desejado, como Portuguese (Brazil), e clique no botão Próximo para prosseguir:

KaOS Linux - Instalador

Agora selecione sua localização para ajuste do fuso horário e clique em Próximo:

KaOS Linux - localização

Na tela seguinte vamos configurar o teclado. Escolha seu teclado no menu apresentado (como Portuguese (Brazil)), verifique na imagem do teclado se corresponde ao seu dispositivo físico, e se estiver correto, clique no botão Próximo:

KaOS Linux - teclado

Agora vamos particionar o HD. Selecione a opção Apagar disco e instalar KaOS 2015.06, e clique no botão Próximo:

KaOS Linux - partições de disco

Na tela seguinte selecione o drive onde o sistema será instalado, e clique em Próximo:

KaOS Linux - partições de disco

Na próxima tela vamos criar um usuário, configurar sua senha e a senha do root, e escolher um nome para o computador. Preencha os dados como desejado nas caixas de texto apropriadas e clique no botão Próximo para prosseguir:

KaOS Linux - criar usuários

Chegamos à tela de resumo. Verifique se tudo está de acordo com o desejado, e retorne para corrigir caso haja algum erro. Se estiver tudo de acordo, clique no botão Próximo:

KaOS Linux - resumo da instalação

Na caixa Continuar com a configuração? clique no botão Instalar agora para confirmar a instalação do sistema:

KaOS Linux - instalar sistema

Agora aguarde enquanto a instalação do sistema é realizada. Essa operação pode levar vários minutos, dependendo de seu sistema.

KaOS Linux - instalando o sistema

Após o término da instalação, retire o DVD do drive e clique em Reiniciar computador para que possamos testar a distribuição recém-instalada:

KaOS Linux - reiniciando o sistema

Quando a máquina reiniciar, selecione a opção Boot from Hard Disk:

KaOS Linux - boot pelo disco rígido

E finalmente, selecione a primeira opção da lista para dar o boot (KaOS GNU/Linux, with core repo kernel), pressionando a tecla enter logo após:

KaOS Linux - iniciar sistema

Quando a tela de login surgir, entre com seu nome de usuário e sua senha e clique no botão Login para entrar no sistema:

KaOS Linux - fazer login no sistema

Aí está! A área de trabalho do KaOS, com seu belo papel de parede, prontinha para ser utilizada.

KaOS Linux - área de trabalho

Agora é só começar a explorar o sistema. Clique no botão de menu Kickoff para ter acesso aos aplicativos instalados no computador.

KaOS Linux - Menu do KDE

É isso aí! mais uma distro Linux instalada com sucesso. No próximo artigo vamos abordar outra distribuição Linux. Até mais!

Sobre Fábio dos Reis (1333 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*