Kali Linux 2.0 – Apresentação e Instalação
O Kali Linux é uma distribuição Linux baseada no Debian, que visa a realização de auditoria de segurança e testes de penetração avançados, além de diversas outras tarefas de segurança, como Análise Forense e Engenharia reversa. O Kali contém mais de 600 ferramentas para teste de penetração inclusas e é totalmente livre e gratuito, sendo desenvolvido, financiado e mantido pela Offensive Security, que é uma grande empresa de treinamento em segurança da informação.
O Kali é um rebuild de uma distribuição anterior, conhecida como Backtrack Linux, que possui uma série de características importantes, como:
- Compatível com o FHS (Filesystem Hierarchy Standard)
- Vasto suporte a dispositivos wireless
- Totalment desenvolvido em um ambiente seguro
- Pacotes e repositórios assinados com GPG
- Totalmente personalizável pelo usuário
- Possui suporte às arquiteturas ARMEL e ARMHF (podendo rodar em Raspberry Pi inclusive)
Vamos mostrar neste artigo como baixar e instalar a nova versão do Kali Linux 2.0, lançada em 12 de agosto, o que é um processo relativamente simples e não muito demorado.
Download do Kali Linux
O site oficial da distribuição é o https://www.kali.org/, e as imagens para download podem ser obtidas na página de downloads ou diretamente nos links abaixo (downloads diretos; para torrents visite a página oficial):
Neste tutorial utilizarei a versão de 64 bits para PC. Após baixar a imagem, vamos proceder à instalação.
Instalação do Kali Linux
Após efetuar o download da imagem desejada e queimar um DVD (ou criar uma VM), inicie a máquina para começar o processo de instalação do sistema. Será apresentada a tela a seguir. Selecione a opção Graphical install e pressione enter no teclado:
Na tela seguinte selecione o idioma que será usado durante o processo de instalação – no caso, Português do Brasil, e clique em Continue.
O software irá te informar que a tradução do instalador está incompleta para o idioma selecionado, e irá perguntar se deseja continuar a instalação no idioma selecionado. Clique em Sim e depois em Continuar:
Agora selecione o seu país, território ou área, e clique em Continuar:
Na tela seguinte vamos configurar o teclado. Seleciona sua opção (no meu caso, Português Brasileiro) e clique em Continuar:
Agora aguarde enquanto os componentes do instalador são carregados a partir do CD:
Na tela seguinte informe o nome de máquina a ser usado (hostname). Vou usar simplesmente “kali“. Clique em Continuar:
Digite o nome de domínio a ser utilizado. Se não tiver um nome de domínio, apenas deixe em branco a caixa de texto e clique em Continuar:
Na tela seguinte você deve escolher uma senha para o usuário root, que é o administrador do sistema. Digite-a e repita-a para confirmar nas caixas apropriadas, e então clique em Continuar:
Configure agora seu fuso horário, selecionando seu estado ou província na lista, e clique em Continuar:
Na tela seguinte você deve escolher o método de particionamento. Para simplificar vou escolher o método Assistido – usar o disco inteiro. Clique em Continuar:
Selecione o disco que deverá ser particionado e formatado, e clique em Continuar novamente:
Agora escolha o Esquema de particionamento. Para simplificar, vou escolher o esquema Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes). Clique em Continuar:
Na tela seguinte, verifique se as opções escolhidas aparecem como desejado – serão criadas duas partições, uma primária com sistema de arquivos ext4 e uma unidade lógica de swap. Clique em Continuar.
Na tela seguinte, clique em Sim para responder à pergunta Escrever as mudanças nos discos e clique em Continuar:
Agora aguarde enquanto o sistema é instalado. Essa operação pode levar vários minutos.
Após algum tempo, será perguntado se deseja usar um espelho de rede para suplementar o software que está includo no CD-ROM. Clique em Sim e então em Continuar:
Agora você deve informar o endereço do servidor proxy de sua rede- se houver. Eu deixarei em branco pois não há proxy na rede onde estou efetuando a instalação do Kali Linux. Clique em Continuar:
Aguarde enquanto o gerenciador de pacotes é configurado:
Estamos quase lá! Será perguntado se deve instalar o carregador de inicialização GRUB no registro mestre de inicialização. Marque a opção Sim e então clique em Continuar:
Aguarde enquanto o GRUB é instalado:
E a instalação será finalizada! Retire o DVD do drive e clique em Continuar para reiniciar o computador e dar boot na nova instalação do Kali Linux:
Após reiniciar será apresentada a tela de login do sistema. Digite o nome de usuário root e clique no botão Entrar:
E na sequência entre com sua senha e clique novamente em Entrar:
Após o perfil ser criado e carregado,s erá apresentada a área de trabalho do Kali Linux. Instalação finalizada com sucesso! Agora é só começar a explorar e usar o sistema.
O Kali Linux inclui inúmeras ferramentas, incluindo uma ferramenta para captura da tela (screencast) chamada EasyScreenCast:
Também inclui o Burp Suite Free Edition, uma ferramenta para realização de testes de segurança e penetração em aplicações Web:
E o Zenmap, uma interface GUI para o popular software de escaneamento de portas nmap:
Entre muitas, mas muitas outras ferramentas mesmo, que você pode acessar clicando no menu e Aplicativos, como mostra a figura abaixo:
É isso aí! Nos próximos tutoriais vamos explorar algumas dessas ferramentas de segurança mais a fundo. Até lá!