Criar string de conexão em C# com a classe SqlConnection e conectar a um banco de dados SQL Server

Conectar ao banco de dados: a classe SqlConnection

Na lição anterior apresentamos o namespace SqlClient, e agora iremos criar uma string de conexão ao banco de dados usando este namespace.

Criar a string de conexão SQL

Primeiramente precisamos criar a string de conexão ao banco de dados desejado. Para isso, após importarmos a classe SqlClient por meio de uma diretiva using, criamos a string de conexão (que chamaremos de strConn), informando a fonte dos dados, nome do banco desejado e tipo de segurança, como podemos ver a seguir:

//... Diretivas using ...
using System.Data.SqlClient;

public partial class TelaPrincipal : Form
{
public string strConn;

public TelaPrincipal()
{
  InitializeComponent();
  strConn = ("Data Source=Boson-PC\\SQLEXPRESS;Initial Catalog=db_Biblioteca;Integrated Security=true");
}
//... Resto do código ...

Com a string de conexão criada, podemos agora efetuar a conexão de nossa aplicação a um banco de dados do SQL Server. Veremos como fazer isto na sequência.

Conectar ao Banco de Dados

Para efetuar a conexão ao banco de dados, criamos um objeto do tipo SqlConnection e o inicializamos passando como parâmetro a string de conexão criada:

SqlConnection conn = new SqlConnection(strConn);

Desta forma, criamos um objeto de nome conn, o qual contém a string de conexão strConn, declarada no início do código.

Para realizar a conexão ao banco de dados (abrir a conexão), basta agora chamar o método Open() do objeto SqlConnection criado:

conn.Open();

Se a conexão for realizada com sucesso será possível realizar operações no banco de dados indicado, como consultas ou inserções de dados. Veremos como realizar essas operações nas próximas lições deste minicurso.

Após realizar as operações desejadas no banco, é importante fechar a conexão, usando para isso o método Close():

conn.Close();

É isso aí! Agora que já sabemos como criar uma string de conexão e como conectar a aplicação ao banco de dados, podemos começar a realizar as operações desejadas no banco, como as operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). Nos ocuparemos disso nos próximos artigos.

 

Sobre Fábio dos Reis (1344 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*