O que é um Faucet em criptomoedas

O que é um Faucet

Um faucet é um site ou app que distribui pequenas quantias de criptomoedas em troca da realização de determinadas tarefas simples. Exemplos dessas tarefas incluem clicar em links, assistir a vídeos de propagandas, jogar alguns jogos ou resolver captchas.

A palavra faucet, que significa “torneira” em português, remete ao fato de que as recompensas são muito pequenas, como se fossem gotas de água pingando de uma torneira (mas que com o passar do tempo podem encher um balde!)

As criptomoedas são enviadas para a carteira informada pelo usuário, geralmente após atingir uma certa quantidade obtida, que varia de um faucet para outro. Enquanto o usuário não consegue a quantidade necessária para resgatar as moedas, elas ficam armazenadas em uma carteira online do faucet.

Faucet de Monero

Faucet de Monero

Os faucets são uma forma fácil e simples para iniciar no mundo das criptomoedas, seja o Bitcoin ou outras. Não há a necessidade de investir dinheiro, sendo necessário apenas ter uma carteira para receber as criptomoedas após resgatá-las, que são geralmente gratuitas.

Também não é necessário saber como fazer trades com criptos para usar um faucet!

O que é um Auto Faucet

Alguns sites de faucets oferecem uma opção interessante para que não quer ou não tem tempo de ficar clicando em links e visitando sites para obter as recompensas: trata-se do recurso Auto Faucet (Faucet Automático), no qual o usuário informa o endereço de sua carteira, ou cria uma conta no próprio site, configura o faucet automático e o próprio sistema se encarrega de “clicar” e abrir sites em background, automaticamente.

No geral, os auto faucets pagam menos do que a interação direta do usuário, mas com certeza é um recurso muito útil, e que muitas vezes pode ser usado em conjunto com as tarefas tradicionais encontradas na maioria dos faucets disponíveis.

Perigos e Cuidados com Faucets

Deve-se tomar muito cuidado ao usar faucets para tentar obter criptomodas, pois muitos deles são falsos – simplesmente, scams – e, no mínimo, podem nunca pagar pelas “tarefas” que você realiza para conseguir as criptos; em outros casos, vírus podem ser instalados em sua máquina, e páginas maliciosas podem tentar capturar dados pessoais e importantes do usuário.

Todo cuidado é pouco!

É possível ficar rico usando faucets?

A resposta é simples: Não.

Como a quantia de criptos obtida é sempre muito pequena em cada tarefa realizada, o trabalho envolvido para receber grandes quantias torna simplesmente impossível obter muito dinheiro com faucets. Mas, ainda assim, são uma forma de iniciar no mundo das criptos, e com paciência é possível obter ao longo do tempo criptos suficientes para começas a negociá-las.

Faucet de Cardano

Faucet de Cardano (um Auto Faucet, na verdade)

Exemplos de faucets de cripto

A seguir listo alguns endereços de faucets de criptomoedas que estavam funcionando normalmente quando este artigo foi escrito.

Faucets de ETH

Faucets de Monero

Faucets gerais

Com opção para várias criptomoedas, como Bitcoin-Cash Dogecoin, Tron, etc.:

Os três faucets citados possuem também a opção de auto faucet disponível.

Conclusão

Uma boa opção para quem está entrando no mundo das criptos, os faucets permitem obter pequenas quantias de moedas em troca de tarefas simples, as quais podem posteriormente serem usadas para realizar trades simples (para treino, por exemplo), ou para iniciar uma carteira de criptos específica, seja ela de Solana, Cardano, ETH, Shiba Inu e Bitcoin, entre as milhares de opções disponíveis.

É isso aí! Nos próximos artigos vamos explorar muitos outros conceitos relacionados ao mundo das criptomoedas. Até mais!

Sobre Fábio dos Reis (1370 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*