Google apresenta oficialmente o Android M

Google apresenta oficialmente o Android M

Ontem, na conferência anual Google I/O 2015, foi anunciada a próxima versão do sistema operacional Android, batizada de Android M.

Ainda sem codinome (como seu antecessor, o Android L 5.0 que tem o codinome Lollipop), o Android M está disponível para desenvolvedores apenas, em dispositivos Google Nexus (modelos 5, 6, 9 ou Player), onde ele deverá amadurecer durante os próximos meses, e provavelmente será lançado para o público em geral, também em dispositivos Nexus a princípio, e depois disponibilizado para o hardware de outros fabricantes a partir de meados de setembro / início de outubro.

Google Android M

Não há detalhes sobre o número de versão que o Android M receberá, com especulações de que seja algo como 5.5 ou até mesmo versão 6.0.

Para testar a versão para desenvolvedores será necessário instalar (ou atualizar) o Android Studio para a versão 1.3 primeiramente.

Uma das grandes mudanças implementadas nessa nova versão do Android é uma mudança na forma como os apps utilizam os recursos do smartphone, como a câmera ou o microfone. Os apps terão de pedir permissão antes de acessar quaisquer recursos do telefone ou da conta do Google associada sempre que precisarem fazê-lo (de forma similar ao que acontece com os apps em smartphones com iOS).

Também há melhorias significativas no gerenciamento de energia do sistema, com o uso de leituras de vários sensores do aparelho para determinar quando operar em modo de baixo consumo de energia.

Google Android M - USB Tipo C

Outras melhorias implementadas incluem:

  • Controle de volume de áudio do sistema
  • Operações de Copiar, Recortar e Colar textos
  • Suporte à nova interface USB tipo C
  • Sistema de pagamentos Android Pay

 

Fonte: ZDNet

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*